Noitada Cultural apresenta a riqueza da diversidade brasileira

Uma mistura de ritmos, cores, gostos e sotaques marcou a Noitada Cultural organizada pelos estudantes do Mestrado Profissional (MP), numa noite em que a encenação de uma casamento caipira nordestino e a apresentação de uma invernada artística gaúcha demonstraram a diversidade e a riqueza de um país que, a cada mês de julho, se encontra na Faculdades EST.

“Para a turma do MPE6 esse é um momento particularmente especial, pois esse é o nosso último módulo de estudos, sendo que aqui na EST encontramos pessoas importantes ao longo de nossa trajetória acadêmica e pessoal”, disse o ceareanse Willame Felipe, que encenou o papel do noivo no casamento caipira.

Integrante da comissão organizadora da Noitada Cultural, o baiano Marcolino Sampaio enfatizou que a proposta do encontro foi justamente resgatar a cultura do norte e do nordeste em pleno sul do Brasil. “Além das apresentações culturais, montamos uma tenda com comidas típicas onde é possível degustar da tapioca, do bolo de milho, da canjica, do amendoim, do mugunzá e da caipirinha e do quentão”.

Coordenadora do Mestrado Profissional, a Prof. Dra. Gisela Streck enalteceu que a iniciativa da noitada partir dos próprios estudantes, que ficaram encarregados pelo preparo dos alimentos e pela encenação do casamento caipira, que exigiu vestimentas adequadas para a ocasião.

Além de transmitir a alegria que caracteriza as festas populares do norte e do nordeste, a Noitada Cultural prestou homenagem ao centenário do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, uma das mais importantes e inventivas figuras da música popular brasileira.

Aberta a professores, estudantes e funcionários da EST, a Noitada Cultural serviu para a coleta de agasalhos e alimentos que serão entregues a uma instituição social de São Leopoldo.

Jornalista responsável: Micael Vier Behs

• Salão de pesquisa debate internet e seus recursos