Nota de solidariedade

Estudantes e docentes reunidas e reunidos no 4º Seminário Transcontinental de Doutorado para Teologia e Religião que ocorreu na Faculdades EST, em São Leopoldo (Brasil) expressam solidariedade com todos os estudantes e todas as estudantes da Universidade de Kwa-Zulu Natal (UKZN), África do Sul. Devido à situação violenta em muitos campi sul-africanos, a delegação da UKZN entendeu ser difícil participar nesse prestigiado Seminário de Doutorado anual, que esse ano foi sediado no Brasil.

Sua impossibilidade de participar se deve à contínua situação que a segurança representa nos campi da UKZN e é uma grande perda para a qualidade da pesquisa e intercâmbio acadêmico, que são os alicerces fundamentais desse seminário. Estudantes e docentes do Union Theological Seminary (Nova Iorque, EUA), Faculdade de Teologia da Universidade de Oslo (Noruega) e Faculdades EST (São Leopoldo, Brasil), estão profundamente preocupadas e preocupados com o que está acontecendo na África do Sul no que diz respeito à falta de diálogo com estudantes sobre seu direito à educação.

As taxas escolares reduzem o acesso de estudantes à educação, aumentam a desigualdade de recursos entre pessoas ricas e pobres, e responder com aumento de segurança representa uma ameaça à democracia e aos direitos humanos. Nós recebemos relatos de que um crescente número de estudantes são presas e presos, possibilidades para diálogo são negadas e que um de nossos colegas teólogos, Dr. Clint Le Bruyns, foi preso momentaneamente por dialogar com estudantes sobre suas preocupações.

As delegadas e os delegados do 4º Seminário Transcontinental conclamam a liderança da universidade e líderes políticos a porem fim à brutalidade nos campi universitários da África do Sul.

Oslo/Nova Iorque/São Leopoldo, 27 de Outubro de 2016.

• Docentes da ESEP em formação continuada