Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST.

NOTA PÚBLICA DE REPÚDIO


NOTA PÚBLICA DE REPÚDIO

Nos dias 17 a 20 de outubro a Faculdades EST recebeu estudantes de doutorado e docentes de Programas de Pós-Graduação do Union Theological Seminary (Nova Iorque, EUA), da University of Oslo (Noruega) e da University of KwaZulu-Natal (Pietermaritzburg, África do Sul) para a realização do IV Seminário Transcontinental de Doutorado.


O Seminário, que teve como tema “Tornar-se humano – Impactando comunidades: Gênero, raça e política” foi marcado pela boa convivência e troca de experiências entre participantes, além de sólidas e fundamentadas apresentações e discussões acadêmicas. A avaliação geral do evento afirmou a importância desse tipo de intercâmbio para o aprofundamento da pesquisa e o enfrentamento de temas candentes nos diferentes contextos.


No entanto, todos/as ficaram absolutamente surpresos/as e, como instituição anfitriã, ficamos constrangidos/as com um episódio ocorrido no embarque de parte do grupo visitante no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, ao término do Seminário. O episódio ocorreu no dia 21 de outubro, quando o grupo de estudantes de doutorado e professoras do Union Theological Seminary (Nova Iorque, EUA) e de um doutorando da Universidade Kwazulu-Natal (Pietermaritzburg, África do Sul), passavam pela segurança do aeroporto para embarcar para São Paulo, de onde partiriam para seus respectivos países.


Segundo relatos, obtidos por telefone quando o grupo ainda estava no aeroporto e através de correspondência posterior, o grupo foi detido para averiguação no que se chamou de “revista aleatória”. Nesse primeiro ato chama à atenção a intervenção de membros da Polícia Federal, uma vez que o grupo não estava deixando o país, mas embarcando em um vôo doméstico em direção a São Paulo, onde seriam feitos os procedimentos rotineiros das autoridades de imigração.


Em segundo lugar, ainda segundo os relatos, chama a atenção de que, de início, apenas dois estudantes foram separados para revista: um doutorando dos Estados Unidos da América e o doutorando da África do Sul, de nacionalidade congolesa – ambos negros. Apenas após insistência das/os demais integrantes do grupo é que as cinco pessoas foram levadas para um espaço isolado por três policiais fortemente armados. Duas docentes e um estudante, de nacionalidade estadunidense, foram imediatamente liberadas/o e, mesmo após insistência para permanecerem com os demais integrantes do grupo, foram “convidadas” a sair do espaço reservado.


Agravando a situação, um quarto policial, juntamente com um cachorro pastor alemão, teria comparecido ao recinto. Após a identificação do doutorando negro estadunidense este também foi liberado, mas diante de sua insistência em não sair do recinto sem a companhia de seu colega congolês, afirma ter sofrido provocações e ter sido intimidado pelos policiais, finalmente juntando-se às/ao demais integrantes do grupo já liberados pela Polícia Federal.


Por último, o doutorando congolês, residente na África do Sul, onde realiza pesquisa de doutorado na Universidade de Kwazulu-Natal em Pietermaritzburg, relatou que foi mantido em detenção ainda mais tempo, levado a outro espaço reservado, onde afirma ter sido obrigado a ficar completamente nu diante dos policiais e do cachorro. Além disso, relatou que sua mala foi retirada do avião e trazida para revista diante do proprietário. Não tendo sido detectada nenhuma irregularidade este doutorando também foi liberado e todos/as embarcaram em direção a São Paulo e, posteriormente, a seus países de origem.


Há várias questões que emergem da situação relatada e que devem ser apuradas e denunciadas nos órgãos competentes, por ações que já estão sendo tomadas pelas pessoas diretamente afetadas. No entanto, não podemos deixar de registrar nosso profundo descontentamento e repúdio a ações arbitrárias que podem evidenciar, em tese, racismo e xenofobia por parte de agentes de segurança pública no Brasil. Esperamos que essas questões sejam apuradas com todo o rigor que exigem e que este tipo de comportamento seja veemente condenado pelos órgãos competentes.


Reitoria da Faculdades EST


São Leopoldo, 9 de novembro de 2016.                                


Fique por dentro


Fique por dentro do que acontece na Faculdades EST. Confira abaixo as últimas notícias:

  • Salão de pesquisa debate internet e seus recursos

  • Visitas de destaque na Faculdades EST

  • Prêmio CAPES de Tese concede menção honrosa para estudante da Faculdades EST

  • Faculdades EST forma turma de Bibliologistas

  • Grupo Anima se apresenta em Santa Cruz do Sul

  • ELCA e Igreja Sueca participam do VI Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião

  • Fórum Estadual de Ensino Religioso debate a disciplina nas escolas estaduais

  • Estudantes de Teologia debatem Metas Missionárias com secretário de Missão da IECLB

  • Maurício Marques integra a programação do maior concerto de violão do Brasil

  • Luisa Gonçalves - Conheça a estudante da Faculdades EST que está conquistando o seu espaço no cenário musical da região

  • Intercâmbio Acadêmico 2020

  • Faculdades EST lamenta o falecimento do Pastor Rolf Droste

Receba novidades da Faculdades EST por e-mail

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.