Para cuidar do campus

Desde o início deste ano, a Faculdades EST conta com um equipamento que tem auxiliado muito nos mutirões ecológicos realizados pela instituição, com a participação de docentes, discentes, funcionários e funcionárias.  Trata-se do triturador de galhos, doado pela Vinícola Pericó, através do sr. Wandér Weege, de Jaraguá do Sul (SC), que durante muitos anos foi presidente do Grupo Malwee. “Além de ajudar a preservar o campus, a utilização da máquina em mutirões, envolvendo sempre a comunidade acadêmica da EST, tem o propósito de conscientizar as pessoas sobre o manejo responsável da natureza e o cuidado com os bens da criação”, salienta o Prof. Ms. Verner Hoefelmann, Pró-Reitor de Gestão.

A máquina pode triturar galhos de até 10cm de diâmetro, bem como folhas, restos de podas, aparas de grama e outros materiais orgânicos. O material triturado tem sido utilizado em canteiros e pomares e será aproveitado também para a produção de adubo orgânico. “A serragem ajuda a manter a umidade do solo e a medida que vai apodrecendo, vai adubando”, salienta prof. Verner. Por enquanto dois pontos estão recebendo os resíduos do material triturado, ambos em meio às árvores do campus, ao lado da Biblioteca e próximo do Prédio C, da Musicoterapia. Em breve, deverá ser preparado um local específico para realização de um “Centro de Compostagem”, atrás do prédio da Reitoria. Além do triturador, o sr. Wandér também doou uma betoneira.

O campus da Faculdades EST sofreu muito com os temporais do último inverno. Árvores caíram e centenas de galhos também tomaram conta do espaço verde. Esses materiais eram recolhidos e organizados através dos mutirões. Galhos de árvore que levariam anos para se decompor acabam sendo reaproveitados pela natureza muito mais rapidamente através da trituração. Nesse sentido, a máquina de triturar galhos auxilia no cuidado com o ambiente.

Recentemente, no ato do Jubileu de 70 Anos da Faculdades EST, o Presidente do Conselho de Administração, sr. Hilmar Kannenberg, ressaltou a importância do cuidado com o ambiente. Agradeceu mais uma vez à doação da máquina de triturar e ressaltou que a sustentabilidade é uma meta para a instituição.

Jornalista responsável: Mariana Bastian Tramontini

• Salão de pesquisa debate internet e seus recursos