Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST.

Perdoar ou não perdoar... eis a questão!


Perdoar ou não perdoar... eis a questão!

Acontece esta semana na Faculdades EST, de 17 a 19,  X Simpósio Internacional de Aconselhamento e Psicologia Pastoral. O evento é uma parceria com a Santa Casa de Porto Alegre, que promove na quinta-feira, 17, pela manhã o II Seminário de Espiritualidade e Saúde da Santa Casa. A coordenação geral dos eventos é do Dr. Fernando Lucchese e da Profa. Dra. Karin Kepler Wondracek, que enfatizam a vontade de fazer um simpósio com abordagem cristã. “Quando resolvemos falar sobre o perdão, tive certeza de que esse seria um tema absolutamente cristão”, enfatiza Lucchese, ao salientar a convergência do trabalho entre a Santa Casa e a Faculdades EST.

Os organizadores acreditam que conseguiram formatar eventos que abrangem tanto a perspectiva popular quanto a perspectiva acadêmica, propriamente dita. “A espiritualidade faz bem ao coração e, por isso, acho que é histórico o fato de conseguirmos desenvolver essa colaboratividade sobre eventos tão importantes”, salientou Prof. Wachholz, ao ressaltar o aspecto interdisciplinar das atividades.  

 

Perdoar ou não perdoar... eis a questão!

Artigo de Taciana Höring e Karin Kepler Wondracek

O que significa Perdoar? A palavra perdão, em diferentes línguas, se enlaça com doação (per)donare, (ver)geben, (for)giving. Perdão é uma generosa dádiva no lugar da retaliação sofrida. O perdão é social, mas nasce no interior da pessoa e se espraia para a relação com o outro, na família e na sociedade.

Ao ouvir ou ler a palavra perdão, lembranças emergem em nossa mente: situações nas quais perdoamos, outras em que tivemos de ser perdoados, ou ainda aquela pessoa ou situação que está a nos afligir, mas que não sabemos ao certo como resolver, como perdoar, ou até se queremos ou devemos perdoar.

Perdão não é uma resposta automática, é um esforço, mais fácil para uns que para outros. Ele restaura a possibilidade de olhar novamente a face do outro. Especialmente a família vive do perdão, pois somos nós mesmos, sem máscaras e, com isso, machucamos justamente os que mais amamos.

Perdoar é uma questão íntima e ao mesmo tempo comunitária, e apenas se pode ajudar, jamais obrigar alguém a esse gesto. Mas se olharmos para a história, vemos que muitas pessoas auxiliaram a superar conflitos e até a evitar guerras, ajudando a restaurar a disponibilidade para o perdão.

Nossa herança judaico-cristã nos conta histórias de perdão e nomeia de bem-aventurados os pacificadores. Parece que uma das melhores motivações para o perdão é lembrar que se hoje sou a pessoa ofendida, ontem fui a que ofendeu. Em outras palavras, ninguém está certo o tempo todo, e por isso todos precisamos, simultaneamente, receber e doar perdão. Há uma condicionalidade no perdão: “E perdoa as nossas dívidas, assim como nós também perdoamos aos nossos devedores” diz uma das frases mais difíceis do Pai Nosso. O conceito do perdão presente nos evangelhos pode ser resgatado e reinventado, para diminuir o caos e desamparo atual. Com o auxílio de outros saberes como a medicina, a história, a psicologia, a sociologia, a educação, o direito, podemos detectar a armadilha de permanecer no rancor. O perdão, de mãos dadas com a justiça restaurativa, pode desarmar conflitos e pacificar povos inteiros.

Nos próximos dias São Leopoldo vai respirar esse tema através do Simpósio do Perdão na Faculdades EST. Que saibamos ouvir e aprender... para viver!

Taciana Höring e Karin Kepler Wondracek são psicólogas.


Fique por dentro


Fique por dentro do que acontece na Faculdades EST. Confira abaixo as últimas notícias:

  • Visitas de destaque na Faculdades EST

  • Prêmio CAPES de Tese concede menção honrosa para estudante da Faculdades EST

  • Faculdades EST forma turma de Bibliologistas

  • Grupo Anima se apresenta em Santa Cruz do Sul

  • ELCA e Igreja Sueca participam do VI Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião

  • Fórum Estadual de Ensino Religioso debate a disciplina nas escolas estaduais

  • Estudantes de Teologia debatem Metas Missionárias com secretário de Missão da IECLB

  • Maurício Marques integra a programação do maior concerto de violão do Brasil

  • Luisa Gonçalves - Conheça a estudante da Faculdades EST que está conquistando o seu espaço no cenário musical da região

  • Intercâmbio Acadêmico 2020

  • Faculdades EST lamenta o falecimento do Pastor Rolf Droste

  • Docentes da ESEP em formação continuada

Receba novidades da Faculdades EST por e-mail

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.