PPG debate o futuro da Igreja

Em meio ao caos da pandemia de COVID-19, com tantas atividades on line, as novidades das aulas remotas, tantos novos aprendizados e “bombardeio de informações” nas áreas políticas, sociais e econômicas, surge uma pergunta: Como será a Igreja do futuro e o que esperar para o futuro da Igreja?  No intento de responder a estas questões, o PPG da Faculdades EST ofereceu o componente curricular “A Igreja do Futuro e o Futuro da Igreja”, lecionado pelo professor Dr. Júlio Cézar Adam e pela professora Dra. Utah Pohl Patalong.

As três primeiras aulas foram um espaço para trabalhar o tema e pensá-lo do ponto de vista da Igreja no Brasil, sendo que há, dentre aluna e alunos participantes, duas vertentes religiosas: Tradicional Histórica e Pentecostal. Houve espaço para olhar para a história, contemplar o presente e pensar no futuro que nos projeta uma igreja cada vez mais desinstitucionalizada e que acontece através dos meios digitais. Também houve espaços para as devidas críticas necessárias para que a igreja consiga acompanhar às mudanças trazidas pela era digital, pela pandemia, pelas novas conjunturas sociais, econômicas e contextuais.

As duas últimas aulas do componente contaram com a participação, via web conferência, de alunas e alunos do curso de teologia da Universidade de Kiel, na Alemanha. Para estes momentos em conjunto, o diálogo girou entorno de dar a conhecer alguns aspectos relevantes de cada igreja, do Brasil e da Alemanha, dialogando sobre aspectos históricos, estruturais e contextuais, bem como aquilo que alegra ou causa desconforto em relação a cada igreja.

“Esta experiência de intercâmbio e o componente em si, certamente deveriam servir de exemplo para muitos outros componentes curriculares, pois a troca de saberes certamente enriquece ambos os contextos, que, ao mesmo tempo preservam tantas diferenças, mas que apresentam muitas similaridades, afirma o professor Júlio Cézar Adam.

Fonte: Setor de comunicação e marketing

• PPG Acadêmico - Aprovados e Aprovadas

• Vestibular 2021/1 - Lista de aprovados e aprovadas

• Pré-lançamento do Beatitude: Centro de Espiritualidade, Psicologia e Bem Viver da Faculdades EST