Professora da EST lança livro na Alemanha

Ao longo do mês de julho, a professora da Faculdades EST, Dra. Karin Wondracek, participou de uma série de atividades na Alemanha em alusão ao lançamento do seu mais recente livro, intitulado Psicanálise e fenomenologia da Vida: uma contribuição para a psicologia clínica.

O livro, impresso em alemão, consiste na tradução de parte da tese de doutorado em teologia que Karin cursou na EST. A tese foi escrita na interface entre psicanálise-fenomenologia-teologia, e a parte publicada pretende ser uma contribuição para o diálogo entre psicanálise e fenomenologia, especialmente na prática clínica.

Pela CAPES, Karin teve a oportunidade de cursar um semestre do doutorado na Universidade de Erlangen-Nürenberg e acompanhar seminários na Universidade de Freiburg. A partir disso, afirmou, foram estabelecidos contatos junto a pesquisadores alemães da fenomenologia da vida de Michel Henry, de onde partiu o convite para publicar o livro pela Editora Alber, uma sucursal da Editora Herder.

“Estou muito contente com essa oportunidade, pois assim estreitam-se os laços entre nossas pesquisas no Brasil, Portugal e Alemanha”, comemorou Karin.

Na EST, a professora coordena o Grupo de Pesquisa em Fenomenologia da Vida, registrado no Diretório de Grupos do CNPQ.  Este grupo insere-se no protocolo de investigação firmado entre o Centro de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa, a EST, a USP e a Sigmund Freud Associação Psicanalítica, que sob o nome de Grupo de Investigação O que pode um corpo?, pesquisa e divulga a fenomenologia da Vida de Michel Henry. Esta investigação é coordenada pela Prof. Dra. Florinda Martins, de Portugal, que já ministrou diversos seminários na EST.

Totalizando 216 páginas, ao longo do livro Karin Wondracek pergunta pela primazia da afetividade na psicanálise e na fenomenologia da Vida de Michel Henry. Ao colocá-las em diálogo, mostra como a compreensão do humano ganha com essa aproximação, e de que forma ela pode ser assumida na prática clínica.

O prefácio do livro foi escrito pelo professor Rolf Kühn, tradutor de Michel Henry para o alemão. O título em alemão é Psychoanalyse und Lebensphänomenologie: Ein Beitrag zur klinischen Psychologie.

Clique aqui para adquirir o livro.

Jornalista responsável
: Micael Vier Behs