Professores investem na qualificação dos periódicos da EST

Entre os dias 13 e 15 de junho, os professores doutores Wilhelm Wachholz e Iuri Andréas Reblin participaram, em Brasília, do II Encontro Nacional de Usuários do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (EUSEER), evento que enfocou a qualidade das revistas científicas brasileiras.

A EST, desde 2010, tem o sistema instalado e conta, atualmente, com três revistas eletrônicas já inseridas no sistema SEER: Estudos Teológicos; Protestantismo em Revista; e Identidade. Em breve haverá uma quarta revista produzida na Faculdades EST, intitulada Tear Online.

“A participação neste evento nos ofereceu uma noção da importância de se fazer pesquisa e de se divulgar o conhecimento científico e, nesta direção, a participação da EST é reflexo de que levamos o conhecimento teológico a sério”, disse o coordenador de publicações, Iuri Reblin.

A qualidade das publicações da EST se revela no constante aprimoramento das próprias publicações da instituição, que recentemente receberam boa conceituação na avaliação periódica da CAPES. Na avaliação de Reblin, a continuidade deste processo depende de um incentivo para que estudantes e professores continuem publicando nas três revistas.

Coordenador Geral dos Programas de Pós-Graduação em Teologia da Faculdades EST, Wilhelm Wachholz enfatizou que, atualmente, o SEER tem investido no processo de migração das revistas para o modelo online, o que permite um acesso mais democrático à pesquisa e ao conhecimento científico.

Dentre as temáticas tratadas em Brasília, Wachholz destacou a questão em torno da preservação digital e dos modos de operacionalizá-la, assim como a importância do Digital Object Identifier (DOI) para facilitar a busca e a interconexão entre artigos e autores. “O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) está buscando a implantação do DOI no Brasil de forma corporativa, o que facilitaria o seu uso e reduziria custos”.

O encontro de Brasília contou com a participação do presidente do Public Knowledge Project, John Willinsky, idealizador do Open Journals Systems (OJS). O Brasil conta com aproximadamente 3 mil revistas eletrônicas que utilizam o SEER como sistema para editorar os periódicos científicos.

Jornalista responsável: Micael Vier Behs

• A simplicidade, empatia e resiliência na missão de articular e animar pessoas

Com trajetória plural, Pa. Dra. Marcia Blasi inicia os trabalhos na Federação Luterana Mundial
  • Nota de falecimento

• Clínica-Escola de Musicoterapia com atendimentos on-line

• COMUNICADO DE FALECIMENTO

• Por uma ética do diálogo na IECLB

• Atividades 2021/1: Faculdades EST e ESEP preparam alternativas para receber discentes neste semestre

• Concluído o módulo 2021/1 do Mestrado Profissional

• Vestibular 2021/1 - Aprovados e aprovadas na 2ª chamada

• MINTER - Resultado da seleção

• Chamada para Artigos

• Um Canto Comum para o Advento, Natal e Epifania

• O que são as Práticas Integrativas e Complementares (PICS)?