Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST.

Programa de Gênero e Religião


Programa de Gênero e Religião

Entre os dias 11 e 19 de janeiro, o Prof. Dr. André S. Musskopf, docente do Programa de Pós-Graduação e integrante da coordenação do Programa de Gênero e Religião da Faculdades EST esteve na Suécia. Momento importante da agenda foi a discussão sobre a proposta de um novo projeto de financiamento por parte da Igreja da Suécia para o Programa de Gênero e Religião da Faculdades EST. A importância e a qualidade do trabalho desenvolvido pelo Programa e o interesse em aprofundar a parceria através da atuação conjunta na América Latina, mas também em outros contextos onde atua a Igreja da Suécia é ponto forte a ser considerado nesta parceria.


De 12 a 19 de janeiro, ele participou de evento sobre Diaconia e visitou a sede da Igreja da Suécia, com quem a Faculdades EST mantém parceria através de projetos.


De 11 a 13 o Prof. André participou do encontro “Proteção Social em tempos de aumento de desigualdade – O papel da Diaconia”, realizado em Uppsala, na sede da Igreja da Suécia, e em Sigtuna. O objetivo desse encontro foi “oferecer uma rena de reflexão sobre o papel da Diakonia e organizações baseadas na fé na promoção de agendas políticas de proteção social e redistribuição de riquezas no contexto de crescentes desigualdades, e no marco da Agenda 2030”. Participaram do evento pessoas de 25 países, ligadas a organizações baseadas na fé, organizações da sociedade civil, lideranças religiosas, pesquisadoras, pesquisadores e representantes de várias organizações com atuação internacional. A programação privilegiou relatos de experiências em diferentes contextos, reflexões teológicas e o debate entre participantes.


Prof. André compartilhou sua experiência de trabalho em políticas públicas de proteção social e a experiência do Programa de Gênero e Religião, apontando para a importância das questões de gênero e religião no atual contexto brasileiro e global. Participaram do evento também o Prof. Dr. Kjell Nordstokke, ex-professor da Faculdades EST, e a Dra. Eneida Jacobsen, Doutora em Teologia pela Faculdades EST. No encontro também foi construída e aprovada a “Declaração de Sigtuna sobre Teologia, Impostos e Proteção Social” que será amplamente divulgada para igrejas e organizações baseadas na fé, bem como movimentos sociais e governos.


Já nos dias 16 a 19 de janeiro o Prof. André cumpriu agenda de visitas e reuniões na Sede da Igreja da Suécia. Foi uma oportunidade de falar sobre o atual contexto brasileiro e latino-americano e a importância da formação teológica com perspectiva de gênero. Em uma agenda intensa o Prof. André apresentou a Faculdades EST e o Programa de Gênero e Religião para o Departamento Internacional da Igreja da Suécia, incluindo toda a equipe que trabalha com Projetos na América Latina e no Caribe e responsáveis pela atuação da Igreja da Suécia na África e Ásia. “Essas atividades sem dúvida foram importantes para a troca de experiências e aprendizado mútuo, fortalecendo a relação entre as instituições e intensificando a atuação conjunta diante dos diversos desafios colocados no contexto atual em todo o mundo”, ressalta o Prof. André.


Além disso, também aconteceram conversas com representantes de diferentes áreas (educação teológica, gênero, direitos sexuais e direitos reprodutivos, pesquisa) que atuam na própria Igreja da Suécia, e uma visita à Faculdade de Teologia de Estocolmo.


 


Fique por dentro


Fique por dentro do que acontece na Faculdades EST. Confira abaixo as últimas notícias:

Receba novidades da Faculdades EST por e-mail

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.