Qualificando líderes comunitários

Encerra este mês, a segunda turma do Curso de Qualificação Funcional em Liderança Comunitária Sustentável, promovido pelo Instituto Sustentabilidade em parceria com a IECLB e a Faculdades EST. O curso tem cinco módulos, sendo que no primeiro, os inscritos desenvolvem as competências para utilizar o ambiente virtual, como o AVA e outras ferramentas. “Em seguida, é apresentado um módulo que trabalha o que é ser liderança, depois um pouco da perspectiva da espiritualidade e da sustentabilidade, o curso também trata sobre a estrutura da IECLB, ou seja, mostra como funciona a estrutura da Igreja”, sinaliza André Kosloski, que acompanha o desenvolvimento do curso.

O objetivo é capacitar as participantes e os participantes a oferecerem o melhor de seus dons com vistas à condução sadia das atividades nas comunidades em que estão inseridos. Até o momento, o curso de Qualificação Funcional já formou mais duzentos líderes comunitários.

“O curso foi de fundamental importância. O que vimos, aprendemos e onde atuamos é diário, engloba membros e não membros da IECLB, auxilia a todos participantes e a comunidade. Servirá muito para uma atuação mais firme e  focada nos órgãos da igreja. E vai além de nossa atuação, é algo que será levado para a vida, muitas pessoas não têm um conhecimento básico do que é a IECLB”, disse Francisco Korb.

“Este curso deveria fazer parte, também, do currículo de formação de nossos obreiros em nossas três casas de formação. Todos os nossos obreiros deveriam estar participando deste curso, para aprimorar o conhecimento e também poderem ser agentes de multiplicação do mesmo. Digo também que todos os membros de diretorias de presbitérios, diretorias sinodais e também do conselho da Igreja devem realizar o Curso de Qualificação Funcional em Liderança Comunitária Sustentável. Posso dizer que o curso ampliou o meu horizonte e também melhorou meu trabalho junto à comunidade e também no sínodo”, indicou Willy Quandt.

Em março de 2016 deve sair a terceira edição do curso de Qualificação Funcional. O InS também pretende fazer a tradução do curso para o espanhol para atingir a Igreja Luterana na América Latina.

Em breve, o InS deve lançar um curso gratuito sobre gênero e a perspectiva feminista.

Jornalista responsável: Mariana Bastian Tramontini

• Salão de pesquisa debate internet e seus recursos