Realidade dos povos é elemento fundante do fazer teológico

Na esperança de que a teologia possa elucidar a reflexão na perspectiva de uma antiglobalização hegemônica, o reitor da Faculdades EST, Prof. Dr. Oneide Bobsin, saudou os pesquisadores reunidos para o Seminário Internacional “Teologia, Política e Cultura”, que, entre 9 e 11 de outubro, discutirão temáticas suscitadas pela obra “Para além do espírito do Império” (São Paulo: Paulinas, 2012).

O encontro conta a participação dos três autores do livro: o teólogo metodista, Dr. Néstor Míguez, de Buenos Aires, o teólogo leigo católico, Dr. Jung Mo Sung, de São Bernardo do Campo; e o teólogo metodista, Dr. Joerg Rieger, do Texas, EUA.

Ao indicar a relevância da obra como o “estopim da nossa reflexão”, o coordenador do encontro, Prof. Dr. Roberto Zwetsch, disse que o seminário tem o desafio de aprofundar o diálogo e discutir os impasses de pessoas que, para além de fazer e pensar a teologia, participam de movimentos de libertação.

Como motivador do debate, Néstor Míguez destacou que a teologia precisa surgir a partir da realidade do povo, e “não das perguntas que fazemos sobre os livros que escrevemos”.

Preocupado em ir além das questões levantadas no livro base do encontro, o pesquisador afirmou que o núcleo central do espírito do império não corresponde simplesmente a um interesse setorial ou de classe, mas a fatores que não podem ser reduzidos a interesses e que evidenciam a conformação de um cenário mais complexo.

Em retrospectiva histórica, Míguez mencionou o império romano como exemplo de um projeto capaz de incorporar o sujeito derrotado às lógicas e às dinâmicas de funcionamento do poder. “Roma integrou os derrotados ao seu próprio poder e, assim, criou o espírito subjetivo daquele império”, afirmou.

Totalizando 40 horas, o Seminário Internacional “Teologia, Política e Cultura” objetiva promover o debate crítico sobre como fazer teologia, em perspectiva latino-americana, nos tempos do império global e das novas formas históricas de dominação. Coordenado pelos professores Dr. Roberto E. Zwetsch e Ms. Selenir G. Kronbauer, o evento é uma parceria entre os programas de pós-graduação em Teologia da EST e da PUC-RS, e do PPG em Ciências da Religião da UMESP, de São Bernardo do Campo.

Jornalista responsável: Micael Vier Behs

• Salão de pesquisa debate internet e seus recursos