Religião: amigo ou inimigo do bem comum?

Durante sua passagem pela Europa, em fevereiro deste ano, o Prof. Dr. Rudolf von Sinner, Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da Faculdades EST, participou de uma reunião do Conselho Mundial de Igrejas (CMI).

Sinner dividiu a mesa com a Revda. Dra. Simone Sinn, Secretária de Estudos sobre Teologia Pública e Relações Inter-religiosas da Federação Luterana Mundial (FLM), e o Rev. Dr. Peniel Rajkumar, do Programa para Diálogo Inter-religioso e Cooperação do CMI. Sua visita foi patrocinada pela FLM como parte de seu processo de estudo sobre consultas e formulação de uma declaração sobre a diversidade religiosa e espaço público. Prof. Rudolf von Sinner tem estudado sobre teologia pública e embasamento prático, teórico e teológico da cidadania, bem como realizado uma comparação entre o status e o papel de igrejas cristãs no espaço público do Brasil, da África do Sul e da Alemanha.

A questão que norteou o debate fez referência ao pluralismo religioso e à perigosa justificação religiosa para vários tipos de atrocidades. Afinal,  como comunidades religiosas podem contribuir autenticamente para o bem comum?

Prof. Rudolf von Sinner, em sua apresentação, fez um contraste entre o paradigma da cidadania construtiva e a ‘quietude’ tradicional do cristianismo e, até mesmo, a utopia, por vezes irrealista, do cristianismo profético. Ele defende a elaboração de uma teologia pública cristã, ancorado em uma visão emancipatória da cidadania, em que “todos têm acesso ao espaço público para a plenitude da vida.”

“A cidadania tornou-se um conceito-chave da democracia no Brasil desde os anos 1990, mas está longe de ser algo disponível através de um documento ou de leis”, explicou ele, ao salientar que a eficiência da cidadania plena envolve uma profunda transformação das pessoas, da sociedade e das instituições.

Fonte: http://www.oikoumene.org/en/press-centre/news/religion-friend-or-foe-of-the-common-good

Foto: Simone Sinn, Peniel Rajkumar, Rudolf von Sinner e outros participantes na religião em reunião espaço público. Crédito: Odair Pedroso Mateus.

• Docentes da ESEP em formação continuada