Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST.

Reunião na Guatemala


Reunião na Guatemala

A cada ano que passa, o Programa de Gênero e Religião da Faculdades EST é considerado um parceiro mais estratégico para a efetivação de ações sobre a temática Gênero e Religião na América Latina e Central. Com isso, entre os dias 13 e 15, o PGR da Faculdades EST, através do Prof. Dr. André S. Musskopf, este presente na “Reunião-Consulta a Parceiros e Parceiras na América Latina e no Caribe”, organizada pela Igreja da Suécia na cidade de Antigua, na Guatemala.


O encontro teve como objetivo coletar informações para elaboração de um plano estratégico para atuação na América Central, especialmente, nos países da Guatemala e Honduras, pela Igreja da Suécia. Os temas centrais foram “Justiça de Gênero” e “Paz Justa”, ambos buscam responder ao contexto de graves conflitos políticos e sociais deflagrados atualmente na América Central.


Cerca de vinte organizações participaram do evento, entre elas, agências de cooperação internacional, representantes de igrejas, grupos religiosos e da sociedade civil. O Centro de Estudos Bíblicos (CEBI), do Brasil e o Programa CLAVES do Uruguai, também participaram. As diferentes organizações apresentaram seus trabalhos e projetos desenvolvidos.


O planejamento das ações a serem executadas nos próximos cinco anos na região está em fase de construção pela Igreja da Suécia e os grupos das instituições convidadas, referidas como “Instituições Recurso”, são fundamentais para articular e pensar sobre o trabalho da Igreja da Suécia na América Central. Ainda, durante a atividade, foram divulgados resultados da pesquisa sobre “O papel de atores religiosos e de fé na América Central”.


 “Para o Programa de Gênero e Religião da Faculdades EST foi uma oportunidade importante para conhecer o trabalho desenvolvido pela Igreja da Suécia na América Central, fortalecendo, assim, relações de cooperação e futuras parcerias, especialmente na Guatemala e Honduras”, ressaltou o Prof. Dr. Musskopf, com relação à Reunião-Consulta. Antes de retornar ao Brasil, o representante do PGR-EST visitou o Centro Evangélico de Estudios Pastorales en Centroamérica (CEDEPCA) e participou de uma reunião com lideranças locais. Nessa reunião foi discutida a produção de material didático para trabalhar a questão do “Gênero” sob a perspectiva religiosa. André relatou a experiência do Programa de Gênero e Religião e apresentou materiais e cursos desenvolvidos na Faculdades EST que podem servir como subsídios para a elaboração de materiais próprios para o contexto local.


 


 


Fique por dentro


Fique por dentro do que acontece na Faculdades EST. Confira abaixo as últimas notícias:

Receba novidades da Faculdades EST por e-mail

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.