Sarau do Rio

O Grupo Gingapraque/Big Band estará se apresentando neste domingo na segunda edição do Sarau do Rio, que acontece às margens do Rio dos Sinos, no Museu do Rio (Rua da Praia, 50, bairro Rio dos Sinos). O evento inicia às 16h e terá música, dança, poesia, foodtrucks, além de contação de histórias e dicas sobre cuidados com o ambiente.

O Sarau do Rio ocorre uma vez por mês e, segundo a Secretaria de Cultura e Turismo, tem como objetivo valorizar o patrimônio histórico, estimular a cultura, incentivar a economia gastronômica e estabelecer uma relação da comunidade com o Rio dos Sinos e os problemas ambientais.

Outras atrações:

- LOS FRIDAS - Com Zeca Baronio, Leandro Benitez, Fredi Bessa, Luisa Gonçalves e Gilnei Lucas.

- HEY, JOE! - Discotecagem com o melhor do Som Brasil por Cristiano Adeli (Festa Hey Joe!)

- GINGAPRAQUÊ - Grupo musical e instrumental formado por alunos e ex-alunos dos cursos de Música da Faculdades EST. Coordenação Daniel Hunger.

- JAIRO KLEIN - Ator que interpretará Dom Quixote, de Cervantes e Hamlet, de Shakespeare. (Ambos morreram no dia 23 de abril de 1616).

- ENFOTARIA - fotoprodutos bacanas | imãs, adesivos, pôsteres, bottons, espelhos, colares e chaveiros de imagens icônicas de música, cinema e de artes em geral, além do trabalho autoral de Giovani Paim.

Museu do Rio

Tombada pelo patrimônio cultural do município, a casa, construída em 1863, abrigava o antigo Cais do Porto de São Leopoldo. O prédio foi restaurado com o objetivo de resgatar a memória ecológica do Rio dos Sinos, em razão da sua contribuição para o desenvolvimento econômico, político, social, cultural e ambiental da região e da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos.

Localizado na antiga residência da família Blauth, número 50 da Rua da Praia, no bairro Rio dos Sinos, abriga o Centro Roessler de Recursos Hídricos e Educação Sanitária Ambiental. O nome é uma homenagem a Henrique Luís Roessler (1896-1963), ex-funcionário público de São Leopoldo e um dos pioneiros do movimento ambiental no Brasil. O museu tem um Conservatório, local de estudo e pesquisa para atividades escolares e ações de educação ambiental.

O Sarau do rio é uma realização das secretarias municipais de Cultura e Meio Ambiente de São Leopoldo, com apoio do Coletivo Interventura e Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), do RS.

Fonte: Site da Secretaria de Cultura e Turismo de São Leopoldo

Jornalista responsável: Mariana Bastian Tramontini

• CONVERSAS NA MARTIN LUTERO: DEBATE SOBRE DIREITOS HUMANOS NO BRASIL

• Eleição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) Gestão 2017/2018