Seminário aproxima igrejas da FLM do espaço acadêmico

Um total de 22 referentes do Programa Sustentabilidade e outras 30 lideranças de igrejas vinculadas à Federação Luterana Mundial (FLM) estão reunidos na Casa Matriz de Diaconisas, em São Leopoldo, para aprofundar os elementos básicos de gestão e de liderança em igrejas sustentáveis.

O Encontro de Referentes do Programa Sustentabilidade e o Seminário de Formação do Instituto Sustentabilidade iniciaram na segunda-feira, dia 18, e se estendem até a sexta-feira, dia 22, congregando participantes de 14 igrejas de 12 países.

Na avaliação do coordenador regional do Programa Sustentabilidade América Latina e Caribe da FLM, Gustavo Driau, esse amplo projeto está possibilitando às igrejas gerirem suas próprias mudanças institucionais, ministeriais, administrativas, financeiras e estruturais. Nesse sentido, argumentou, o Programa pertence a cada uma das igrejas da FLM, ajudando-as a fortalecer o seu serviço junto à sociedade.

Presente aos encontros de São Leopoldo, a secretária de área para a América Latina e o Caribe no Departamento de Missão e Desenvolvimento da FLM, pastora Patricia Cuyatti, disse que o Programa e o Instituto Sustentabilidade estão “completamente vinculados” e que as demandas provindas das igrejas do continente representam a base de todo o trabalho até aqui desenvolvido.

O Seminário de Formação do Instituto Sustentabilidade, disse Patrícia, representa um novo âmbito de crescimento dessa rede de igrejas agora vinculadas também à esfera acadêmica. “Essa aproximação com a academia foi uma proposta surgida a partir das escutas de demandas das próprias igrejas”, enfatizou.

Sediado na Faculdades EST, em São Leopoldo, o Instituto Sustentabilidade é acompanhado por um conselho composto por representantes da FLM, da IECLB e da EST. As igrejas luteranas que compõem esse organismo de troca de experiências, formação e pesquisa congregam mais de 840 mil pessoas distribuídas em 14 países do continente americano.

Jornalista responsável: Micael Vier Behs

• Salão de pesquisa debate internet e seus recursos