Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST.

Simpósio sobre Educação Teológica e Novas Mídias


Simpósio sobre Educação Teológica e Novas Mídias

De 14 a 17 de dezembro realizou-se em São Paulo o Simpósio anual da ASTE – Associação de Seminários Teológicos Evangélicos, com um tema relevante, oportuno e urgente para a renovação da educação teológica no Brasil: Educação Teológica e Novas Mídias. Foi anfitriã do evento a Faculdade de Teologia de São Paulo, da Igreja Presbiteriana Independente (FATIPI), que neste ano completou 105 anos de existência. O professor Roberto Zwetsch representou Faculdades EST no evento, como também na Assembleia da entidade que ocorre paralelamente ao Simpósio. Ele integrou o Painel de abertura do Simpósio apresentando o perfil do estudantado do bacharelado em teologia de Faculdades EST, suas potencialidades e dificuldades. O Simpósio reuniu cerca de 60 participantes de todas as regiões do país e de 17 instituições teológicas filiadas.

As palestras e debates demonstraram a urgência de se estudar e viabilizar o uso das novas tecnologias de informação e comunicação (TIC) nas salas de aula dos cursos de teologia e o avanço que este uso proporciona aos cursos de EAD, por exemplo, já implantados em muitas das instituições filiadas e que vem atingindo milhares de estudantes em muitos dos polos de educação a distância que vem sendo criados. Evidentemente, este uso deverá passar por um exame criterioso e criativo para que sirva aos fins da educação teológica. Afinal, as máquinas e sistemas de informação deverão servir aos seres humanos e não o contrário. Ainda assim, um olhar crítico permite afirmar que já estamos vivendo num novo mundo, cada vez mais “digitalizado” e que está criando uma nova geração nativa em relação à convivência com as TICs (Tecnologias da Informação e da Comunicação). Está surgindo um novo ser humano e a pergunta parecer ser como transmitir a esta geração, de forma viva e palpável, o evangelho da água viva que não se reduz a uma experiência virtual. Um novo tempo vem chegando mais rápido do que pensamos e a atual geração que chega às faculdades de teologia tem dificuldades de compreender seus docentes, formados noutro mundo e cultura. Talvez o diálogo entre as gerações e as novas visões que despontam desse encontro seja o melhor caminho para a renovação da educação teológica no século 21. Até porque a incorporação dessas novas tecnologias não tem mais retorno. Ou as assumimos com inteligência e sabedoria, ou estaremos fadados a nos tornarmos obsoletos em breve.

Por Prof. Dr. Roberto E. Zwetsch


Fique por dentro


Fique por dentro do que acontece na Faculdades EST. Confira abaixo as últimas notícias:

  • Salão de pesquisa debate internet e seus recursos

  • Visitas de destaque na Faculdades EST

  • Prêmio CAPES de Tese concede menção honrosa para estudante da Faculdades EST

  • Faculdades EST forma turma de Bibliologistas

  • Grupo Anima se apresenta em Santa Cruz do Sul

  • ELCA e Igreja Sueca participam do VI Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião

  • Fórum Estadual de Ensino Religioso debate a disciplina nas escolas estaduais

  • Estudantes de Teologia debatem Metas Missionárias com secretário de Missão da IECLB

  • Maurício Marques integra a programação do maior concerto de violão do Brasil

  • Luisa Gonçalves - Conheça a estudante da Faculdades EST que está conquistando o seu espaço no cenário musical da região

  • Intercâmbio Acadêmico 2020

  • Faculdades EST lamenta o falecimento do Pastor Rolf Droste

Receba novidades da Faculdades EST por e-mail

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.