Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST.

Vida comunitária da Teologia


Vida comunitária da Teologia

Em todo início de semestre, quem chega pela primeira vez ao campus da Faculdades EST é acolhido de forma especial. Este ano, o pastor Antonio Carlos Oliveira e a catequista Valéria Franz Bock elaboraram um cronograma que incluiu, além de atividades pelo campus e a apresentação dos espaços que os e as estudantes irão interagir, também uma visita à sede da IECLB, em Porto Alegre. A turma foi recebida pelo pastor presidente da IECLB Dr. Nestor P. Friedrich e pela secretária de formação catequista Débora Conrad.


Os novos e as novas estudantes também participaram, durante o dia 07 de março, de um amplo cronograma que tratou sobre a “Vida Comunitária da Teologia”. Como a maioria dos e das estudantes vêm de fora e ficam hospedados na Faculdades EST, esta atividade mostrou a eles e elas através de dinâmicas, exposições e trocas de experiências com estudantes mais antigos, como vivenciar de forma saudável o tempo na Faculdades EST.


No primeiro momento, trabalharam a questão da espiritualidade como centro da vida comunitária, os espaços de espiritualidade comunitária da Faculdades EST, o exercício individual da espiritualidade, a importância da culto semanal, a vivência da espiritualidade nas comunidades do entorno e os grupos de convivência. Num segundo momento, o coordenador do curso de Teologia, Prof. Dr. Rodolfo Gaede Neto e a coordenadora pedagógica da ESEP Profa. Esp. Valéria Franz Bock trabalharam aspectos da mudança de status dos e das estudantes, como o salto do Ensino Médio para a Universidade. Aprender a aprender é uma construção individual que se dá através do desenvolvimento de competências e habilidades. No terceiro momento do dia, o Prof. Dr. Rudolf von Sinner e a Profa. Dra. Marcia Blasi, trabalharam, respectivamente, questões de ética, como o tratamento das pessoas com gentileza, dignidade e respeito; e princípios da política de gênero, como questões de assédio, intimidação, violência, fofocas, individualismo e o respeito e diferença entre o público e o privado.


Os organizadores da atividade disseram este momento é muito importante pois a construção do perfil dos e das estudantes vai além da sala de aula. “Ele se dá também na biblioteca, no culto, nas festinhas, nas conversas nas alas, na lavanderia, nos retiros”, afirmam. E é importante que todos e todas estudantes entendam o perfil do egresso que não somente a Faculdades EST deseja, mas também o MEC e a IECLB. 


Fique por dentro


Fique por dentro do que acontece na Faculdades EST. Confira abaixo as últimas notícias:

Receba novidades da Faculdades EST por e-mail

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.