Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST.

Visitas de destaque na Faculdades EST


Visitas de destaque na Faculdades EST

O mês de setembro de 2019 ficará marcado por dois grandes momentos na Faculdades EST. No dia 5, a reitoria se reuniu com a pastora Silvia Beatrice Genz, presidente da IECLB e a catequista mestra Débora Raquel Klesener Conrad, secretária de formação da IECLB. No dia 11, a equipe diretiva recebeu novamente a pastora presidente para um jantar no “Galpão da Faculdades EST”, além de integrantes da Secretaria Geral da IECLB, pastores e pastoras sinodais de quase todos os 18 sínodos, somando cerca de 30 pessoas.

Na reunião do dia 5, a reitoria dialogou sobre ações estratégicas com a Pastora Silvia Genz e a catequista Débora Conrad. Em especial, o diálogo buscou identificar possibilidades de atualização de ministros e ministras, por meio de cursos de extensão, especialização, mestrado e doutorado. O tema do ministério compartilhado, demandado em Concílios da IECLB, também ocupou espaço no diálogo. A reitoria também apresentou os projetos de novos cursos, especialmente as especializações e os futuros cursos de graduação na modalidade EAD, que deverão ser oferecidos a partir de 2020 pela Faculdades EST. A reitoria ainda apresentou os resultados parciais feita pela empresa de Consultoria – Kyryon Consulting -, que, desde junho, vem assessorando a instituição, visando ao reposicionamento e fortalecimento da missão educacional da instituição. Em resposta, a pastora presidente e a secretária de formação, apresentaram possibilidades de fortalecimento das relações entre a IECLB e a Faculdades EST nos âmbitos da formação e de projetos.

Já no dia 11 de setembro, o grupo que participava do Encontro de Pastores e Pastoras Sinodais da IECLB, em São Leopoldo, foram convidados para um churrasco de confraternização, sendo saudados pelo reitor da Faculdades EST, Prof. Dr. Wilhelm Wachholz, em nome dos Pró-reitores Prof. Me. Verner Hoefelmann (Ensino e Extensão), Prof. Dr. Valério Guilherme Schaper (Gestão), Prof. Dr. Júlio Cesar Adam (Pós-Graduação e Pesquisa), a coordenadora do Bacharelado em Teologia, Profª. Drª. Marcia Blasi; o coordenador de estágios, Prof. Dr. Rodolfo Gaede Neto e pelo coordenador do PPG, Prof. Dr. Flávio Schmitt.

Com as palavras bíblicas das Senhas Diárias, lema da semana: “Alegrem-se sempre no Senhor, outra vez digo, alegrem-se.” (Filipenses 4.4), o reitor recebeu a todos e todas. A seguir, destacou que o próximo dia 26 de outubro marcará exatos 70 anos de história da IECLB como um corpo organizado em nível nacional. “Naquele dia de 1949, aqui na Faculdades EST, então Escola de Teologia, que estava dando seus primeiros passos, ocorreu a efetivação da constituição da Federação Sinodal. A rigor, naquele dia, nasceria a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, embora ainda não com este nome. IECLB e a Faculdades EST foram, assim, sendo gestadas conjuntamente. A Faculdades EST surgiu com a missão de fazer teologia para a IECLB em terras brasileiras”, relembrou Wilhelm Wachholz.

Dando continuidade à missão dada pela IECLB, em 1978 foi feita uma reunião, visando à criação de um Programa de Pós-graduação na Faculdades EST. Já no início dos anos 2000, surgiu o Programa de Mestrado Profissional em Teologia, com linha de pesquisa Culto e Liturgia, outra demanda da IECLB. Como vocação da instituição nas áreas da diaconia, da música e da teologia, surgem a oferta de cursos de Licenciatura em Música, Musicoterapia, além dos Cursos Técnicos em Música e Enfermagem.

Wachholz ainda evidenciou os cuidados com o importante patrimônio cultural que representa seus prédios. Suas construções testemunham momentos históricos da IECLB, como a realização do Concílio de fundação da igreja em 1949. “Com apoios diversos, de comunidades, grupos, IECLB, parcerias internacionais, a Faculdades EST vem investindo valores significativos nos últimos anos para a preservação deste patrimônio da IECLB. O mais recente investimento foi a reforma externa do Prédio S”, salientou o reitor.

Sobre as avaliações externas que a Faculdades EST vem sendo submetida, especialmente pelo MEC e, no caso das pós-graduações, pela CAPES, demonstra excelentes resultados, tanto no Programa de Pós-Graduação, como na Graduação, nos colocando como a melhor Faculdade da Região Sul do Brasil em 2019. Considerando todas as universidades, institutos federais, faculdades e centros universitários do país, a instituição fica na 17ª posição. Vale ressaltar que, entre as instituições privadas, a Faculdades EST é a única alcançar a nota máxima do MEC.

O Pró-Reitor de Ensino e Extensão, Verner Hoefelmann, atualizou informações sobre os cursos da Faculdades EST na área do ensino técnico (enfermagem e música, oferecidos pela ESEP), da graduação e pós-graduação. Indicou que a pós-graduação abriga hoje quase 70% dos discentes do ensino superior.  Apontou para  iniciativas que estão sendo tomadas no sentido  equilibrar esse quadro, entre as quais a criação  de três novos cursos de graduação a distância, que estão sendo preparados para serem lançados no próximo ano:  Licenciatura em Ciências da Religião, Bacharelado em Teologia e Licenciatura em Pedagogia. Agradeceu, por fim, o apoio de diversos Sínodos, que têm disponibilizado suas dependências como ponto de apoio para as atividades presenciais dos cursos de especialização a distância.

Na sequência, o Prof. Dr. Júlio Cesar Adam compartilhou informações sobre os cursos de pós-graduação da instituição, com destaque para a formação de ministros e ministras da igreja, tanto no mestrado acadêmico e doutorado, como no mestrado profissional, que já formou dezenas de mestres, doutores e doutoras em todo o país. Foi ressaltado ainda sobre o atual Doutorado Interinstitucional (DINTER) em Manaus. Encerrando sua fala, colocou o PPG à disposição da igreja, para que os ministros e ministras demandem temas de pesquisa para serem realizadas na instituição.

A Profª. Drª. Márcia Blasi, coordenadora do Curso de Teologia, falou sobre os estágios realizados pelos estudantes da Faculdades EST nas comunidades e sobre a possibilidade de retomar o Núcleo Avançado, experiência já realizado em anos anteriores. Por fim, agradeceu pela disponibilidade e atenção com que os sínodos e as comunidades acolhem discentes neste importante momento de suas formações.

Em agradecimento pela visita, a Faculdades EST presenteou cada visitante com um bóton da Faculdades EST e um exemplar da revista Estudos Teológicos, cujo Dossiê reuniu artigos sobre a teologia da Reforma.

 

Fonte: Setor de comunicação e marketing


Fique por dentro


Fique por dentro do que acontece na Faculdades EST. Confira abaixo as últimas notícias:

  • Tenha uma experiência na graduação

  • Faculdades EST lamenta o falecimento do professor Alceu Ferraro

  • Cultura Pop e Arte Sequencial movimentam o campus da Faculdades EST

  • Faculdades EST receberá a arcebispa da Igreja Sueca

  • Bolsas de estudo para a comunidade

  • 60 anos da inauguração do prédio S

  • Coral Vozes do Morro participa de culto festivo pelos 83 anos da igreja de Py Crespo

  • Salão de pesquisa debate internet e seus recursos

  • Visitas de destaque na Faculdades EST

  • Prêmio CAPES de Tese concede menção honrosa para estudante da Faculdades EST

  • Faculdades EST forma turma de Bibliologistas

  • Grupo Anima se apresenta em Santa Cruz do Sul

Receba novidades da Faculdades EST por e-mail

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.