X Simpósio Internacional de Aconselhamento e Psicologia Pastoral

Tem início na tarde desta quinta-feira, 17, o X Simpósio Internacional de Aconselhamento e Psicologia Pastoral da Faculdades EST com o tema Perdão - Onde saúde e espiritualidade se encontram. Logo no início da tarde, acontece a entrega das credenciais e da recepção aos participantes e, após, a apresentação de trabalhos com temas livres, no campus da Faculdades EST.

À noite, 19h30, no auditório do Colégio Sinodal, acontece a cerimônia que marca a abertura do evento. Roque Junges (Unisinos) e Marilena Marasca (Centro Jesuíta de Lyon), com moderação de Thomas Heimann, fazem um cine debate sobre o filme Resistência e Perdão (Du desir de pouvoir pardonner), baseado numa história real da II Guerra Mundial. A jornalista Marilena Marasca, refugiada brasileira na França, onde se tornou psicóloga e orientadora espiritual, tem pesquisado o tema do perdão e traduziu o filme para o português.

"Tudo partiu de um desejo, aquele de poder perdoar. Mas eu não sabia se eu iria conseguir. No caso que eu não conseguisse, eu pedia a Deus de fazê-lo no meu lugar. Meu desejo estava presente e eu rezei durante 40 anos para aquele que me torturou. Um dia em 1984, eu recebi um telefonema. Eu reconheci imediatamente sua voz…" Diz um dos trechos traduzidos.

O filme trata da história de Maiti Girtanner, que em 1940, quando era uma jovem pianista, criou uma rede de resistência. Ela acabou presa em 1943 e foi torturada por um médico da Gestapo que destruiu seu sistema nervoso, deixando-a  com dores pelo resto de seus dias. Quarenta anos mais tarde, ele consegue reencontrá-la e lhe pedir perdão. Maiti foi reconhecida pela UNESCO como uma das mulheres francesas com papel importante na história mundial.

As atividades do Simpósio continuam durante toda a sexta-feira e na manhã de sábado.

Jornalista responsável: Mariana Bastian Tramontini

• Docentes da ESEP em formação continuada