Faculdades EST - Pesquisa

Ambiente EaD

Preencha os campos abaixo para efetuar o login

Dúvidas no acesso?

Verifique abaixo o e-mail de suporte da área desejada e entre em contato:

Portal Educacional: ti@est.edu.br

Webmail: informatica@est.edu.br

Catálogo da Biblioteca: biblioteca@est.edu.br

Ambiente Virtual: ead@est.edu.br

Cátedra de Pesquisa em Lutero

A Cátedra de Pesquisa em Lutero visa fomentar o estudo da teologia de Lutero e do movimento da Reforma Protestante no contexto brasileiro e latino-americano em conversação e diálogo com o emergente interesse em Lutero no hemisfério sul e com a robusta pesquisa já a longo em andamento no eixo norte-atlântico. O que se busca é articular uma teologia protestante inspirada na obra do teólogo que deflagrou a Reforma e segue relevante como centelha renovadora da teologia cristã. A pesquisa segue três eixos temáticos. O primeiro sendo sobre justificação por graça e fé, escatologia numa perspectiva espaciotemporal, e espiritualidade como dimensão da obra criadora e renovadora de Deus no mundo. Estes motivos são centrais e inovadores como motivos teológicos em Lutero e nele intimamente relacionados. O segundo eixo trata de justiça, igreja, economia e política. Ainda que a teoria dos dois regimentos ou regimes seja um dos ensinos características do jovem Lutero que foi assimilada e difundida por outros reformadores, ela amiúde não chega a enfocar a distinção que Lutero mais tarde faz entre economia (oeconomia) e política (politia). Aí reside uma contribuição relevante da teologia do reformador especialmente a sociedades, como do terceiro mundo, onde estas esferas da vida real são mais aparentes e discerníveis, ao contrário da modernidade ocidental onde estas se imbricam a ponto de se confundirem. Um terceiro eixo é sobre a teologia da cruz que é emblemática do inicio da Reforma, mas carece de uma reavaliação à luz dos escritos ulteriores de Lutero sobre encarnação e suas implicações para o caráter híbrido da realidade divina—um tema que retine com proeminência no pensamento pós-colonial contemporâneo.

Prof. Dr. Vítor Westhelle (2011-17)
Prof. Dr. Martin Timóteo Dietz (a partir de 08/2017)

Confira abaixo os textos produzidos pela Cátedra:

Texto 1: Por que Lutero é importante para a América Latina
Clique aqui para acessar

Texto 2: Exploring Effective Context
Clique aqui para acessar

A Faculdades EST tem como missão promover pesquisa com excelência acadêmica visando à socialização das mesmas e à capacitação de profissionais que atuem sob princípios éticos, de solidariedade e dignidade humana.
EST nas Redes Sociais
Rua Amadeo Rossi, 467, Morro do Espelho - São Leopoldo-RS - CEP: 93.030-220 - Telefone: (51) 2111-1400 - FAX: (51) 2111-1411 - E-mail: est@est.edu.br