Faculdades EST - Pesquisa 

Ambiente EaD

Preencha os campos abaixo para efetuar o login


Dúvidas no acesso?

Verifique abaixo o e-mail de suporte da área desejada e entre em contato:

Portal Educacional: ti@est.edu.br

Webmail: informatica@est.edu.br

Catálogo da Biblioteca: biblioteca@est.edu.br

Ambiente Virtual: ead@est.edu.br





Pesquisa

Núcleos e grupos de pesquisa

Grupos de Pesquisa representam núcleos de pessoas organizados em torno de um(a) coordenador(a), cuja finalidade é a pesquisa conjunta de uma ou mais temáticas pertencentes a uma linha de pesquisa.

Grupos de Pesquisa são o espaço, por excelência, para a troca de experiências e saberes, para o aprendizado na crítica e autocrítica frente às pesquisas e posicionamentos submetidos à análise. A partir de Grupos de Pesquisa são também pensados e organizados eventos como congressos, simpósios, encontros temáticos, entre outros. Nestes grupos ainda é realizado o seminário de pesquisa, onde o/a estudante de pós-graduação apresenta e discute seu projeto de pesquisa no meio de outros/as pesquisadores/as.

Normalmente os Grupos de Pesquisa são formados por docentes, pesquisadores/as, estudantes da pós-graduação e estudantes em iniciação científica da graduação.

A Faculdades EST conta atualmente com os seguintes Grupos de Pesquisa, todos cadastrados no Diretório correspondente do CNPq:



 

História do Cristianismo na América Latina

Responsável:
Wilhelm Wachholz

Pesquisa do cristianismo no contexto cultural e religioso latino-americano. Objetiva a pesquisa do surgimento e do desenvolvimento do cristianismo na América Latina, a pesquisa de sua teologia, sua organização e sua relação com outros movimentos religiosos e populares, levando em consideração sua inserção na realidade. 2 - Preservação e edição de fontes históricas da história institucional e do pensamento cristão. Edição de fontes - textos de Martinho Lutero - objetiva a pesquisa, a compilação, a tradução, o comentário introdutório publicação das principais fontes textuais do Reformador Martinho Lutero. Arquivo histórico da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) objetiva pesquisar e resgatar a memória histórica da IECLB, através da localização, da seleção e da classificação de documentos pertinentes.

Topo

Teologia Pública em perspectiva latino-americana

Responsável:
Rudolf von Sinner

O grupo visa analisar os desafios éticos da sociedade brasileira contemporânea e explorar respostas teológicas a estes. O faz explorando o conceito de uma teologia pública. Essa análise é desenvolvida numa perspectiva multidisciplinar, procurando estabelecer um diálogo com outras áreas de conhecimento, particularmente com o Direito e a Ciência Política. A respeito das respostas, pergunta-se por referências teológicas de assuntos éticos materiais específicos como a democracia, a cidadania e a luta contra a exclusão social. Trata-se também da fundamentação teológica da ética em geral. O grupo tem como referencial principal a tradição evangélica reformatória, mas adota uma perspectiva ecumênica. O grupo fica atento ainda aos desafios do pluralismo religioso, onde o diálogo inter-religioso sobre assuntos éticos da sociedade ganha importância.

Topo

Grupo de pesquisa Identidade

Responsável:
Selenir Corrêa Gonçalves Kronbauer

O grupo de pesquisa Identidade, de reflexão interdisciplinar e ecumênico, no qual participam das discussões estudantes do curso de graduação, da pós-graduação da Faculdades EST e de outras Instituições de Ensino. Tem-se como meta fortalecer o diálogo com as demais áreas do conhecimento, reflexões pertinentes no âmbito da negritude, bem como promover atividades de formação, acadêmica de modo específico e da comunidade negra de modo geral. Repercussões:1- Cursos de capacitação para Agentes de Pastoral Negra e palestras para professores e profissionais com diferentes atuações na Comunidade; 2- Trabalhos apresentados e publicados em eventos nas Ciências Humanas : Educação, Teologia, Religião, Filosofia, Antropologia, Sociologia; 3- Artigos publicados em periódicos e capítulos de livro; 4- Organização e publicação do Periódico identidade!; 5- orientação de trabalho de conclusão Graduação Normal Superior, concluído: Educação Infantil como espaço de constituição da identidade da criança negra . Participação em banca de conclusão Graduação em Educação Física e Trabalho de monografia em andamento, na área de aconselhamento pastoral.

Topo

Práxis Social da Igreja

Responsável:
Rodolfo Gaede Neto

O grupo de pesquisa, integrado à Área de Concentração "Teologia Prática", propõe-se a pesquisar temas relacionados à práxis social da igreja; sua relação com políticas públicas; seu papel na implementação da saúde comunitária, especialmente no cuidado das pessoas idosas e portadoras de deficiência; sua parcela de responsabilidade na construção da cidadania, com foco nas questões de exclusão social e étnica. Propõe-se igualmente a promover o debate e a publicação dos resultados, visando suprir uma lacuna de produção intelectual nas áreas de cooperação entre a ação das igrejas e do poder público. O grupo desenvolveu recentemente um projeto de pesquisa em conjunto com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de São Leopoldo/RS, intitulado: GESTÃO PÚBLICA PARTICIPATIVA. O projeto pretendeu contribuir na elaboração de subsídios para assessorar membros de instituições que participam de Conselhos Municipais de diversas áreas. É necessário que se conheçam indicadores para avaliar a efetividade da aplicação de recursos públicos e a maior eficácia dos serviços/programas realizados, no sentido de reivindicar uma relação de transparência e de efetiva participação nas decisões sobre essas políticas públicas que, necessariamente, devem ser amplamente democratizadas.

Topo

Núcleo de Pesquisa em Direitos humanos

Responsável:
Valério Guilherme Schaper

Estabelecer uma área de conhecimento multidisiciplinar para o desenvolvimento de uma cultura em direitos humanos. Estimular processos de formação de educação em direitos humanos a partir da pesquisa, do ensino, da extensão e da ação comunitária, considerando o cotidiano da realidade e a diversidade cultural brasileira. Trabalhar as dimensões de diversidade, gênero, etnia, ética, tolerância e liberdade religiosa, educomunicação, multiculturalismo e interculturalidade como eixos transversais da práxis educativa em direitos humanos.

Topo

Núcleo de Estudos e Pesquisa do Protestantismo (NEPP)

Responsável:
Oneide Bobsin

O Núcleo de Estudos e Pesquisa do Protestantismo (NEPP) tem como objeto de estudo, pesquisa e análise o fenômeno religioso protestante nas suas múltiplas ramificações, afins e contraditórias, nas perspectivas inter e transdiciplinar. A História, a Sociologia, a Antropologia e as Ciências das Religiões constituem-se em áreas do saber a partir das quais o Protestantismo é analisado, tendo em vista a sua inserção no Brasil, em especial, e na América Latina, de forma mais geral. Portanto, com a contribuição de outras áreas do saber pretende-se subsidiar a reflexão teológica e a prática pastoral, a fim de que igrejas e movimentos do campo protestante contribuam na construção de uma sociedade democrática, pluralista e justa econômica e ecologicamente. Os participantes do NEPP se encontram, no mínimo, uma vez por mês. A partir de junho de 2002, o NEPP publica quadrimestramente estudos e pesquisas por meio de uma revista eletrônica denominada Protestantismo em Revista. Projeto de pesquisa concluído, coordenado pelo Prof. Dr. Oneide, financiado pela FAPERGS:ESTUDO SOBRE A POBREZA E A CONDIÇÃO SOCIAL DE ÁREAS INVADIDAS EM SÃO LEOPOLDO/RS. O projeto mapeou a situação da população das áreas invadidas do Município de São Leopoldo, sendo que as análises tiveram como centro a Região Nordeste. A pesquisa teve como principais objetivos: conhecer as causas e as consequências da (des)ocupação, bem como as vivências sociais, comunitárias e as potencialidades da população. Estudou e discutiu as relações que as pessoas estabelecem entre si e de que forma significam os espaços educativos formais e os espaços educativos informais dos quais fazem parte.

Topo

Núcleo de Pesquisa de Gênero (NPG)

Responsável:
André Sidnei Musskopf

O Núcleo de Pesquisa de Gênero (NPG) ocupa-se com o estudo das relações de gênero e suas implicações na construção das relações sociais, sob enfoque interdisciplinar. Com base nas teorias feministas, analisa a construção do saber, da subjetividade, das relações de poder, da interrelacionalidade e da produção acadêmica em sua correlação com o fazer teológico na interface com outras áreas de conhecimento. O núcleo oportuniza o debate das pesquisas elaboradas por integrantes individuais e de pesquisas de abrangência coletiva. Cada pesquisador/a empreende diversas atividades de pesquisa, levantamento de dados em grupos de discussão e debate, apresentação dos resultados de sua pesquisa junto a outros especialistas da área e a grupos sociais diversificados. O NPG representa um grupo de referência multidisciplinar que propicia a suas e seus integrantes alargar os horizontes de sua pesquisa, sem perder a especificidade de sua contribuição. E constitui-se como um fórum de pesquisa e reflexão da Teologia feminista elaborada na América Latina, como expressão da teologia contemporânea, abordando assuntos teológicos relevantes, em diálogo com outras disciplinas, a saber, Filosofia, Sociologia, Pedagogia, Antropologia, Psicologia e História. Temas recentes discutidos no NPG foram a violência intrafamiliar e sexista, sexualidade, corporeidade, epistemologia e pedagogia feminista. Em 2004, o NPG publicou o livro "À flor da pele: ensaios sobre gênero e corporeidade" reunindo textos produzidos a partir das pesquisas das/os integrantes, e promoveu e organizou o I Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião. Com isso inaugurou uma fase de diálogo ampliado com a sociedade e outras instituições acadêmicas. Desse Congresso resultou a publicação "Corporeidade, etnia e masculinidade". Em 2006, realizou o II Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião - Epistemologia, Violência e Sexualidade. Desse Congresso resultou a publicação de um livro em edição bilingue, português e inglês.

Topo

Culto cristão, música e mídia na contemporaneidade

Responsável:
Júlio Cézar Adam

O grupo volta-se para estudos sobres as seguintes temáticas: a) origens, história, teologia e formas do culto cristão; b) iniciação cristã; c) liturgia nas jornadas e nas passagens da vida; d) liturgia das horas; e) espaço litúrgico; f) tempo litúrgico; g) antropologia litúrgica; h) contextualização litúrgica; i) culto e cultura; j) culto e música. O trabalho do grupo estriba-se sobre mais de uma década de pesquisa em Ciência Litúrgica no âmbito da IES, refletida em dezenas de monografias, trabalhos de conclusão, dissertações, teses, livros e artigos. Tem como estrutura de apoio e campo de atuação o Centro de Recursos Litúrgicos da IES, iniciado em 1993, com as seguintes secções: Coleção e Catalogação de Cantos Litúrgicos; Documentação Bibliográfica; TEAR - Liturgia em revista; Publicações: Coleção Miriã - Cantos Litúrgicos da América Latina (dois cadernos com 40 cantos litúrgicos por ano) e Estudos de Liturgia (série de livros com estudos sobre temas específicos).

Topo

Grupo de Pesquisa em Currículo, identidade religiosa e práxis educativa

Responsável:
Laude Erandi Brandenburg

O Grupo de Pesquisa visa: Promover o incremento do ensino, da pesquisa e da extensão através da produção científica nas áreas temáticas: currículo nas instituições escolares, práxis educativa, formação e identidade docente, ensino religioso e práticas da educação comunitária; Subsidiar a formação de profissionais e pesquisadores nas temáticas da identidade religiosa e da área do conhecimento e práxis do Ensino Religioso; Subsidiar a reflexão na área da formação e identidade docente, acompanhando a práxis educativa e a produção científica de profissionais da educação; Subsidiar os processos de estruturação curricular na perspectiva das relações entre formação profissional e identidade docente nos sistemas de ensino, com a realização de palestras e a geração de publicações específicas; Socializar o resultado de pesquisas com a organização de eventos científicos e de atividades de extensão, com a realização de palestras e com a participação em Congressos, Seminários, Simpósios; Estabelecer parcerias institucionais para viabilizar intercâmbios acadêmicos no desenvolvimento de projetos de pesquisa integrados e promoção de eventos; Estimular a elaboração de projetos de pesquisa nas modalidades de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado; Produzir material acadêmico para divulgação em periódicos, bem como apresentação em eventos científicos nacionais e internacionais; Produzir material didático-pedagógico e videográfico para subsidiar instituições escolares na interface Religião Educação. O grupo promoveu o VI Simpósio de Ensino Religioso - Fenômeno Religioso e Metodologias de 10 a 12 de setembro de 2009.. O evento teve o apoio da CAPES através do Proex para a publicação do livro dos anais: BRANDENBURG, Laude Erandi; KLEIN, Remí; WACH, Manfredo Carlos; REBLIN, Iuri Andreas. Fenômeno Religioso e Metodologias. São Leopoldo:EST/Sinodal,2009. 

Topo

Grupo de Pesquisa em Aconselhamento e Psicologia Pastoral

Responsável:
Karin Hellen Kepler Wondracek

O Grupo desenvolve o Projeto de Pesquisa: Temas do Aconselhamento e Psicologia Pastoral. Vinculados a este projeto estão os seguintes assuntos de pesquisa: - Aconselhamento em situações de crise (doença, morte, luto, conflitos familiares); - Comunidade Terapêutica (Ritos e símbolos e outros recursos espirituais no Aconselhamento); Aconselhamento em Grupos (Pessoas Portadoras de Deficiência); - Temas da Psicologia relevantes para o Aconselhamento (estudo das personalidades, sofrimento psíquico, depressão, suicídio, narcisismo) e formação de conselheiros pastorais e psicológicos. O Grupo de Pesquisa tem participado regularmente dos salões de Pesquisa da EST, tem promovido regularmente um Simpósio de Aconselhamento e Psicologia Pastoral. Simpósio 2005: "Bioética: seus avanços e dilemas numa ótica interdisciplinar", com apoio da FAPERGS, cujos anais foram avaliados como uma das melhores publicações da subárea do ano. Simpósio de 2006: "Sofrimento, Resiliência e Fé. Implicações para as relações de cuidado". São Leopoldo : Sinodal/EST, 2007. Simpósio de 2007: "Espiritualidade na Trajetória da Vida: Vivências, Desafios e Perspectivas". Simpósio de 2011: "Sombras da alma: tramas e tempos da depressão". Simpósio de 2013: "Um olhar nos espelhos da culpa, das origens à contemporaneidade", todos com livros publicados sob o mesmo nome, pela Editora Sinodal e Fundo de Publicações da EST. Nestes dois últimos anos, o grupo escolheu a temática do perdão como eixo norteador das suas pesquisas. O objetivo geral tem sido refletir sobre a temática do perdão verificando suas implicações nas dimensões da vida pessoal, familiar e comunitária a partir das diferentes áreas, profissões e relações de ajuda. O Simpósio Internacional terá como lema "Perdão: onde espiritualidade e saúde se encontram"; O diferencial do Simpósio deste ano está na organização conjunta com a Unidade de Pesquisa do Hospital São Francisco de Cardiologia da Santa Casa de Misericórdia de P. Alegre, coordenao pelo Prof. Dr. Fernando Lucchese, o que aumentará sua abrangência temática bem como de público. Data do evento: 17 a 19 de setembro de 2015. Informações no site da EST.

Topo

Educação Religiosa na Infância e Juventude

Responsável:
Gisela Isolde Waechter Streck

O grupo desenvolve pesquisa e produção científica que se articula em torno de diferentes temáticas. A primeira refere-se à educação escolar e compreende pesquisa em torno do Ensino Religioso como disciplina na educação básica. A segunda compreende pesquisa relacionada à educação cristã, entendida como formação continuada na fé, e estuda questões relativas à formação da identidade religiosa que é promovida em diferentes espaços educativos, nas famílias, em grupos e em comunidades. Estuda propostas de ensino com jovens e crianças, oferecidas pelas comunidades religiosas e instituições eclesiásticas. A terceira temática relaciona-se com a educação comunitária e compreende pesquisa sobre o desenvolvimento da espiritualidade, a busca por sentido de vida, e a reflexão sobre processos formativos que visam uma educação integral e inclusiva, em diferentes contextos e grupos sociais, como a família, a escola, a comunidade. Seu referencial teórico compreende a reflexão teológica na sua interface com a psicologia, a antropologia, a sociologia e a pedagogia. Têm também como objetivos estimular projetos de pesquisa nas modalidades de iniciação científica, mestrado e doutorado; divulgar os resultados em eventos científicos e em publicações; e produzir material didático-pedagógico para subsidiar estudos presenciais e a distância para a disciplina Ensino Religioso na escola e para a educação da religiosidade na família, em grupos e em comunidades religiosas.

Topo

 

Fenomenologia da Vida

Responsável:
Karin Hellen Kepler Wondracek

O Grupo iniciou suas atividades em 2008 e como grupo de pesquisa em 2010, a partir do interesse na filosofia francesa contemporânea e sua apreciação filosófica do cristianismo, especialmente em Michel Henry e Jean Luc Marion. Os autores priorizam o afeto como essência da condição humana, aprofundando a compreensão da condição humana e seu pathos.

Objetivos:

- estudar a fenomenologia da vida de Michel Henry e  Jean Luc Marion, num estudo transversal entre Teologia, Filosofia, Psicologia e Psicanálise

- refletir sobre as implicações desta apreciação filosófica do cristianismo sobre a compreensão da subjetividade contemporânea.

- Na reflexão a respeito da contemporaneidade, verificar os sinais de barbárie conforme trabalhados no pensamento henryano

- Fazer a leitura das obras romanceadas de Henry buscando ampliar a compreensão dos seus conceitos fundamentais

O  grupo insere-se no Protocolo de Investigação assinado entre a Faculdades EST e o Centro de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa - CEFi.

Topo

Arqueologia e Religião

Responsável:
Flávio Schmitt

O grupo de pesquisa quer ser um espaço de discussão e pesquisa de questões relacionadas com a arqueologia e a religião. A questão da arqueologia está mais concentrada na arqueologia do Antigo Oriente, mais precisamente na arqueologia bíblica. No que diz respeito à religião, o grupo tem como objeto as religiões em geral, na inter-relação com a tradição cristã, seja na perspectiva histórica, literária ou teológica.


Topo

Núcleo de Estudos de Ética Contemporânea

Responsável:
Valério Guilherme Schaper

O desenvolvimento de estudos e pesquisas interdisciplinares para constituir e caracterizar a ética a partir de duas matrizes elementares, a teologia e a filosofia, e em constante diálogo com as questões contemporâneas. Assim, ao mesmo tempo em que procura definir a constituição interna da ética, as pesquisas e os estudos voltam-se também para aplicações práticas de forma a obter sempre que possível a verificação efetiva das determinações teóricas alcançadas.

Topo

Interculturalidade na América Latina

Responsável:
Roberto Ervino Zwetsch

O Grupo de Pesquisa reuniu vários pesquisadores que foram concluindo seus projetos de mestrado e doutorado: Marcelo Saldanha, mestrado, 2012; Maria Brendalí Costa, mestrado, 2013; Lilian Conceição Silva Pessoa de Lira, doutorado, 2014. Três mestrados profissionais e três trabalhos finais de Especialização. Desenvolveu ao longo do período (2012-2014) vários eventos no Congresso Internacional da Faculdades EST: Simpósio "Teologia e Interculturalidade na América Latina" em setembro de 2012, com participação internacional dos EUA e da Bolívia; Seminário "Teologia, Política e cultura" com participação de pesquisadores do Brasil, EUA e Argentina, em setembro de 2013. Foram discutidos nos encontros do GP os textos a serem reunidos no livro sobre "Interculturalidade na América Latina", a ser publicado no primeiro semestre de 2015. Em 2014, foi publicado o livro "Cenários urbanos: realidade e esperança", org. Roberto E. Zwetsch, São Leopoldo: Sinodal, 2014 (ISBN 9788581940267).

Topo

Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Arte Sequencial, Mídias e Cultura Pop

Responsável:
Iuri Andréas Reblin

A proposta deste grupo de pesquisa é ser um espaço de discussão e pesquisa interdisciplinar, no qual diferentes pesquisadores, de diferentes áreas do conhecimento (especialmente das áreas das ciências humanas e das ciências sociais aplicadas) e de distintas regiões do Brasil, buscam compreender os bens culturais contemporâneos nas dinâmicas que regem seus principais veículos, as diferentes mídias, ocupando-se, em especial com a arte sequencial: filmes, animações e quadrinhos. Enquanto Grupo de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Teologia da Faculdades EST, a teologia é a promotora e interlocutora deste diálogo interdisciplinar com a cultura pop em geral e a arte sequencial em especial. Desse modo, os objetivos do Grupo podem ser assim definidos: Objetivos: a) Analisar a inferência da teologia nas produções artístico-culturais contemporâneas; b) Estudar a cultura pop e as dinâmicas inerentes às mídias (a tensão entre interesse de mercado e produção cultural); c) Ser um espaço interdisciplinar de produção e referência de pesquisas sobre arte sequencial, mídia e cultura pop.

Topo

Grupo de Pesquisa Música, Educação e Saúde

Responsável:
Laude Erandi Brandenburg

O grupo de pesquisa: Música, Educação e Saúde (MusEduS) tem como objetivo desenvolver atividades de pesquisa relacionadas às praticas musicais realizadas no âmbito do ensino e da aprendizagem musical, nas ações musicoterápicas e nas interfaces com outras áreas do saber. A música na educação, no cotidiano ou em terapia faz parte do universo investigativo deste grupo de pesquisa. Os participantes do grupo desenvolvem seus trabalhos em uma perspectiva interdisciplinar alocando a música em horizontes educacionais, artísticos, teológicos e terapêuticos.

Topo

Núcleo de Estudos de Hebraico

Responsável:
Enio Ronald Mueller

Objetivo do grupo é propiciar e incentivar pesquisas sobre a língua hebraica, especialmente do período bíblico. As pesquisas terão os seguintes focos: dicionário e gramática do hebraico bíblico, estudos exegéticos de textos bíblicos, estudos de linguística teórica e aplicada. O principal referencial teórico é a linguística cognitiva.

Topo


Compartilhe:


A Faculdades EST tem como missão promover pesquisa com excelência acadêmica visando à socialização das mesmas e à capacitação de profissionais que atuem sob princípios éticos, de solidariedade e dignidade humana.
EST nas Redes Sociais
Rua Amadeo Rossi, 467, Morro do Espelho - São Leopoldo-RS - CEP: 93.030-220 - Telefone: (51) 2111-1400 - FAX: (51) 2111-1411 - E-mail: est@est.edu.br