Pós-Graduação

Mestrado Acadêmico

Modalidade: Presencial

O Curso de Mestrado Acadêmico em Teologia foi criado em 1981. Caracteriza-se por fomentar pesquisas atualizadas de bom nível, que conduzem a um grau intermediário entre o Bacharelado e o Doutorado em Teologia. Em sua última avaliação pela CAPES, em 2013, o Mestrado Acadêmico obteve a nota 6, em uma escala de 1 a 7.

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Apresentação

O Curso de Mestrado Acadêmico em Teologia foi criado em 1981. Caracteriza-se por fomentar pesquisas atualizadas de bom nível, que conduzem a um grau intermediário entre o Bacharelado e o Doutorado em Teologia. Em sua última avaliação pela CAPES, em 2013, o Mestrado Acadêmico obteve a nota 6, em uma escala de 1 a 7.

Guia Acadêmico

O guia acadêmico contém informações e diretrizes para docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação (PPG) da Faculdades EST. Clique no link abaixo para ter acesso às informações completas.

Investimento

O pagamento à vista oferece desconto (os descontos serão negociados diretamente com a administração da Faculdades EST).

Investimento: 30 parcelas de R$ 1.845,00

Para maiores informações sobre o investimento no Mestrado Acadêmico, entre em contato através do e-mail relacionamento@est.edu.br.

Ingresso

O processo seletivo para ingresso no curso de Mestrado Acadêmico em Teologia acontece através do Exame de Seleção, que ocorre semestralmente. O período de inscrição será de 15 de setembro a 15 de outubro de 2017. As provas acontecerão nos dias 06 e 07 de novembro de 2017.


Orientações para a prova de proficiência:

Corpo docente


Titulação máxima: Doutorado

Currículo Lattes

Titulação máxima: Doutorado

Currículo Lattes

Titulação máxima: Doutorado

Currículo Lattes

Titulação máxima: Doutorado

Currículo Lattes

Titulação máxima: Doutorado

Currículo Lattes

Titulação máxima: Doutorado

Currículo Lattes

Titulação máxima: Doutorado

Currículo Lattes

Titulação máxima: Doutorado

Currículo Lattes

Titulação máxima: Doutorado

Currículo Lattes

Titulação máxima: Livre-Docência

Currículo Lattes

Titulação máxima: Doutorado

Currículo Lattes

Titulação máxima: Doutorado

Currículo Lattes

Áreas de concentração e linhas de pesquisa


PROPOSTA GERAL DO PPG-EST
Teologia latino-americana: Estuda o pensamento teológico e das práticas religiosas e educativas em diversos contextos da América Latina.



1 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: TRADIÇÕES E ESCRITURAS SAGRADAS - TES

Visa à pesquisa bíblica, principalmente do Antigo e Novo Testamentos e da literatura cognata, por meio de instrumental científico da crítica textual e histórica, da linguística e de outras ciências afins, a partir da perspectiva e das necessidades constatáveis no contexto latino-americano.

1.1 LINHAS DE PESQUISA

1.1.1 Estudos de Texto e Contexto Bíblicos
Estuda os textos bíblicos e suas tendências teológicas em seus múltiplos contextos (social, político, cultural e religioso).
 
1.1.2 Hermenêuticas e Teologia Bíblicas
Estuda a história da interpretação de textos bíblicos e as diversas abordagens teológicas, metodologias e perspectivas de leitura da Bíblia, bem como sua recepção nos múltiplos contextos da atualidade.
 
1.2 GRUPOS DE PESQUISA
 
Bíblia, Arqueologia e Religião
O grupo de pesquisa quer ser um espaço de discussão e pesquisa de questões relacionadas com a arqueologia e religião. A questão da arqueologia está mais concentrada na arqueologia do Antigo Oriente, mais precisamente na arqueologia bíblica. No que diz respeito à religião, o grupo tem como objeto as religiões em geral, na inter-relação com a tradição cristã, seja na perspectiva histórica, literária ou teológica.


2 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: HISTÓRIA DAS TEOLOGIAS E RELIGIÕES - TH

Estudo histórico de ideias e doutrinas religiosas, espiritualidades, tradições de sabedoria [(história intelectual)], de sua (s) expressão (ões) ou arraigamento sociocultural; análise do campo religioso.

2.1 LINHA DE PESQUISA

2.1.1 Cristianismo e História na América Latina
Investiga em perspectiva histórica o cristianismo em contextos sociais, culturais e religiosos latino-americanos.
 
2.2 GRUPOS DE PESQUISA

2.2.1 História do Cristianismo na América Latina
Pesquisa do cristianismo no contexto cultural e religioso latino-americano. Objetiva a pesquisa do surgimento e do desenvolvimento do cristianismo na América Latina, a pesquisa da sua teologia, sua organização e sua relação com outros movimentos religiosos e populares, levando em consideração sua inserção na realidade. 2 - Preservação e edição de fontes históricas da história institucional e pensamento cristão. Edição de fontes - textos de Martinho Lutero - objetiva a pesquisa, compilação, tradução, comentário introdutório publicação das principais fontes textuais do Reformador Martinho Lutero. Arquivo histórico da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) objetiva pesquisar e resgatar a memória histórica da IECLB, através da localização, seleção e classificação de documentos pertinentes.
 
2.2.2 Núcleo de Estudos e Pesquisa do Protestantismo (NEPP)
O NEPP tem como objeto de estudo, pesquisa e análise o fenômeno religioso em sua expressão plural (economia, política, sociedade, cultura, mídia) com ênfase nos protestantismos brasileiros, com base epistemológica e metodológica interdisciplinar, pautada nas ciências da religião, na teologia e em áreas afins. O NEPP se ocupa com o fenômeno religioso e seu impacto no contexto brasileiro e latino americano. Portanto, com a contribuição de outras áreas do saber, pretende-se subsidiar a reflexão teológica, bem como a prática pastoral, a fim de que igrejas e movimentos sociais e religiosos, especialmente do campo protestante, contribuam na construção de uma sociedade democrática, pluralista, justa e afinada com os direitos humanos e a liberdade religiosa.


3 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: TEOLOGIA FUNDAMENTAL-SISTEMÁTICA - TS

Ocupa-se com a fundamentação da teologia e seu desenvolvimento coerente (dogmática); analisa o comportamento da pessoa e igreja cristãs e sua pertinência em nível individual, pessoal, e social nos mais diversos campos (ética); desenvolve uma teologia da missão da igreja em chave dialogal; reflete sobre e promove o ecumenismo e o diálogo inter-religioso; situa a teologia na sociedade contemporânea e reflete sobre sua localização dentro dela, em nível local e global; desenvolve a reflexão teológica em chave filosófica e, em específico, desenvolve uma filosofia da religião.

3.1 LINHA DE PESQUISA

3.1.1 Teologia Contemporânea em Perspectiva Latino-Americana
Examina as atuais propostas teológicas na América Latina, com especial atenção às dimensões eclesiológica, social, ética e ecumênica.
 
3.2 GRUPOS DE PESQUISA

3.2.1 Núcleo de Estudos de Ética Contemporânea
O desenvolvimento de estudos e pesquisas interdisciplinares para constituir e caracterizar a ética a partir de duas matrizes elementares, a teologia e a filosofia, e em constante diálogo com as questões contemporâneas. Assim, ao mesmo tempo em que procura definir a constituição interna da ética, as pesquisas e estudos voltam-se também para aplicações práticas de forma a obter sempre que possível a verificação efetiva das determinações teóricas alcançadas.

3.2.2 Núcleo de Pesquisa em Direitos Humanos e Religião
O Núcleo de Pesquisa em Direitos Humanos está à frente da organização de simpósios e encontros: Encontro Hannah Arendt, Simpósio de Direitos Humanos, Religião, direitos humanos e tolerância no Brasil. O núcleo acolhe trabalhos de pesquisa que procuram mapear o cenário dos direitos humanos no Brasil, da perspectiva da presença das religiões no cenário de consolidação da democracia e tendo como referência as questões levantadas pela tolerância como possível marco teórico.

3.2.3 Teologia pública em perspectiva latino-americana
O grupo visa analisar a presença das religiões, nomeadamente das igrejas cristãs no espaço público brasileiro, bem como a forma e pertinência desta presença. Identifica desafios éticos da sociedade brasileira contemporânea e explora respostas teológicas a estes, em três linhas de investigação: 1. Teologia pública em perspectiva global e comparativa; 2. teologia pública entre a academia e a sociedade; 3. teologia pública entre religião e sociedade. Essa análise é desenvolvida numa perspectiva interdisciplinar, procurando estabelecer um diálogo com outras áreas de conhecimento, particularmente com o Direito e a Ciência Política. O grupo tem como referencial principal a tradição evangélica reformatória, mas adota uma perspectiva ecumênica. Fica atento ainda aos desafios do pluralismo religioso, onde o diálogo inter-religioso sobre assuntos éticos da sociedade ganha importância.

3.2.4 Núcleo de Pesquisa de Gênero (NPG)
O Núcleo de Pesquisa de Gênero (NPG) pesquisa as relações de gênero e suas implicações na construção das relações sociais, com um enfoque interdisciplinar. A partir de uma perspectiva feminista, analisa a construção do saber, subjetividade, relações de poder, inter-relacionalidade e produção acadêmica em sua correlação com o fazer teológico. A ênfase da pesquisa é a abordagem desses temas sob a perspectiva feminista em diálogo com outras áreas, a saber, filosofia, pedagogia e história. O NPG oportuniza o debate das pesquisas elaboradas por integrantes individuais e de pesquisas de abrangência coletiva. É responsável pela edição do periódico “coisas do gênero” e pela organização do Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião, juntamente com o Programa de Gênero e Religião da Faculdades EST.

3.2.5 Identidade étnica e Interculturalidade
O GP visa a refletir teológica e socialmente, de forma interdisciplinar, intercultural, interreligiosa e ecumênica, questões pertinentes a diferentes culturas, etnias, povos e sociedades de modo a dar conta da diversidade cultural e religiosa da América Latina. O grupo trabalha sob o viés das abordagens das teorias pós-coloniais e tem como meta fortalecer o diálogo entre diferentes áreas afins à teologia, além de promover atividades de formação acadêmica e comunitária.  


4 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: TEOLOGIA PRÁTICA-TP

Visa promover o estudo e a pesquisa com o objetivo de capacitar teólogos e teólogas e outros e outras profissionais nos diversos campos da práxis religiosa no mundo contemporâneo. A área desenvolve a pesquisa interdisciplinar em diálogo com outras áreas como educação, comunicação, música, psicologia, sociologia, abordando temas como aconselhamento, capelania, fenomenologia, homilética e liturgia, gestão de comunidades de fé, ensino religioso, práxis social e cuidado, arte e estética, estudos de mídia, cultura e expressões religiosas no contexto latino-americano.

4. 1 LINHAS DE PESQUISA
 
4.1.1 Práxis teológica e espiritualidade em comunidades de fé e sociedade
Oportuniza a reflexão e a pesquisa sobre temas da Teologia Prática em interfaces com a psicologia, sociologia, antropologia e comunicação. Objetiva o estudo de teorias e práticas religiosas, eclesiais e sociais em diálogo com a tradição cristã no contexto da América Latina.
 
4.1.2 Fenômeno Religioso e Práxis Educativa na América Latina
Pesquisa a relação entre o fenômeno religioso e a educação em suas múltiplas formas e interfaces, compreendendo a análise das políticas, processos e práticas educativas, ensino religioso e educação cristã num enfoque interdisciplinar no contexto da América Latina.
 
4.2 GRUPOS DE PESQUISA

4.2.1 Culto cristão, música e mídia na contemporaneidade
O grupo volta-se para estudos do culto cristão e da música na interface com a mídia e as tendências culturais da contemporaneidade. Estuda-se as seguintes temáticas: Culto cristão: a) origens, história, teologia e formas do culto cristão; b) batismo e iniciação cristã; c) liturgia nas jornadas e passagens da vida; d) ritos e formas litúrgico-celebrativas; e) espaço litúrgico; f) tempo litúrgico; g) antropologia litúrgica; h) contextualização litúrgica; i) culto, cultura e arte; j) função do culto; l) homilética e pregação cristã; m) música sacra e hinologia; n) influências das mídias no culto; o)mídias como uma forma de culto. Música: a) o cuidado e suas interfaces com a música; b) música e religião; c) musicoterapia e espiritualidade; d) música e contemporaneidade.

4.2.2 Fenomenologia da Vida
O Grupo iniciou suas reuniões em 2008 e se formaliza em 2010, a partir do interesse na filosofia francesa contemporânea e sua apreciação filosófica do cristianismo, especialmente em Michel Henry e Jean Luc Marion. Os autores priorizam o afeto como essência da condição humana, aprofundando a compreensão da condição humana e seu pathos. Objetivos: 1. Estudar a fenomenologia da vida de Michel Henry num primeiro momento, e mais tarde Jean Luc Marion, num estudo transversal entre teologia, filosofia, psicologia e psicanálise. 2. Refletir sobre as implicações desta apreciação filosófica do cristianismo sobre a compreensão da subjetividade contemporânea, especialmente o sofrimento afetivo - depressão e melancolia.

4.2.3 Interdisciplinar em Arte Sequencial, Mídias e Cultura Pop
A proposta deste grupo de pesquisa é ser um espaço de discussão e pesquisa interdisciplinar, no qual diferentes pesquisadores, de diferentes áreas do conhecimento (especialmente das áreas das ciências humanas e das ciências sociais aplicadas) e de distintas regiões do Brasil, buscam compreender os bens culturais contemporâneos nas dinâmicas que regem seus principais veículos, as diferentes mídias, ocupando-se, em especial com a arte sequencial: filmes, animações e quadrinhos. Enquanto Grupo de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Teologia da Faculdades EST, a teologia é a promotora e interlocutora deste diálogo interdisciplinar com a cultura pop em geral e a arte sequencial em especial. Desse modo, os objetivos do Grupo podem ser assim definidos: a) Analisar a inferência da teologia nas produções artístico-culturais contemporâneas; b) Estudar a cultura pop e as dinâmicas inerentes às mídias (a tensão entre interesse de mercado e produção cultural); c) Ser um espaço interdisciplinar de produção e referência de pesquisas sobre arte sequencial, mídia e cultura pop.
 
4.2.4 Aconselhamento e Psicologia Pastoral
Grupo desenvolve o Projeto de Pesquisa: Temas do Aconselhamento e Psicologia Pastoral. Vinculados a este projeto estão os seguintes assuntos de pesquisa: - Aconselhamento em situações de crise (doença, morte, luto, conflitos familiares); - Comunidade Terapêutica (Ritos e símbolos e outros recursos espirituais no Aconselhamento); Aconselhamento em Grupos (Pessoas Portadoras de Deficiência); - Temas da Psicologia relevantes para o Aconselhamento (estudo das personalidades, sofrimento psíquico, depressão, suicídio, narcisismo) e formação de conselheiros pastorais e psicológicos.

4.2.5 Práxis Social da Igreja
O grupo de pesquisa propõe-se pesquisar temas relacionados à práxis social da igreja; sua relação com políticas públicas; seu papel na implementação da saúde comunitária, especialmente no cuidado das pessoas idosas e portadoras de deficiência; sua parcela de responsabilidade na construção da cidadania, com foco nas questões de exclusão social e étnica. Propõe-se igualmente promover o debate e a publicação dos resultados, visando suprir uma lacuna de produção intelectual nas áreas de cooperação entre a ação das igrejas e do poder público.
 
4.2.6 Currículo, identidade religiosa e práxis educativa
O Grupo de Pesquisa visa promover o incremento do ensino, da pesquisa e da extensão através da produção científica nas áreas temáticas: currículo nas instituições escolares, práxis educativa, desenvolvimento humano, formação e identidade docente, Ensino Religioso e práticas da educação cristã comunitária; estudar propostas de ensino com jovens e crianças, oferecidas pelas comunidades religiosas e instituições eclesiásticas; pesquisar o desenvolvimento da espiritualidade, a busca por sentido de vida, e a reflexão sobre processos formativos que visam à uma educação integral e inclusiva, em diferentes contextos e grupos sociais, como a família, a escola, a comunidade; subsidiar a formação de profissionais e pesquisadores nas temáticas da identidade religiosa e da área do conhecimento e práxis do Ensino Religioso, identidade docente, acompanhando a práxis educativa e a produção científica de profissionais da educação; subsidiar os processos de estruturação curricular na perspectiva das relações entre formação profissional e identidade docente nos sistemas de ensino.

Componentes curriculares



1 PERFIL INSTRUMENTAL E METODOLÓGICO

1.1 Seminário de Pesquisa (2 c) [todo semestre] (obrigatório)
Possibilita um fórum para discussão e amadurecimento dos projetos de dissertação e tese, nos grupos de pesquisa, no confronto com os demais integrantes da pesquisa numa determinada área de concentração.
 
1.2 Metodologia da pesquisa (2 c) [todo semestre] (obrigatório para mestrado)
Equipa os/as estudantes com os instrumentos necessários para a pesquisa científica, a redação e a apresentação de trabalhos acadêmicos, teses e dissertações.
 
1.3 Docência no Ensino Superior (2 c) [semestre par]
Visa equipar o/a estudante para a sua atuação como docente de nível superior, proporcionando-lhe a aprendizagem do instrumental didático de ensino, o acesso aos recursos multimidiáticos e capacitação para diferentes metodologias de ensino.

1.4 Metodologia da Pesquisa Social (2 c)
Instrumentaliza a/o estudante, teórica e tecnicamente, para a realização de pesquisa social que possibilite obtenção e análise de dados do objeto investigado.



2 PERFIL EPISTEMOLÓGICO INSTITUCIONAL

Obs.: Escolher no mínimo quatro créditos (dois componentes).
 
2.1 Fundamentos da Teologia (2 c) [semestre ímpar] (obrigatório)
A disciplina oferece uma introdução seletiva de temas fundamentais, conceitos, epistemologias e métodos da teologia cristã em diálogo com desafios atuais, em perspectiva ecumênica, inter-religiosa e interdisciplinar. Enquanto a perspectiva é “mundial” (em sentido a ser definido), ela parte do e se situa no contexto brasileiro e latino-americano.
 
2.2 Fundamentos da Teologia Latino-americana (2 c) [semestre ímpar] (obrigatório)
Apresenta uma visão ampla das principais expressões teológicas que marcam presença no continente latino-americano, numa perspectiva interdisciplinar, inter-religiosa, ecumênica, considerando, em especial, as questões de gênero, direitos humanos e sustentabilidade.
 
2.3 Fundamentos dos Métodos Teológicos 1 (2 c) [semestre par] (obrigatório)
Aborda os diferentes métodos utilizados na Teologia a partir de uma perspectiva filosófica, sociológica, antropológico, psicológica. Enfatiza o método exegético histórico-crítico incluindo uma visão panorâmica do seu desenvolvimento.
 
2.4 Fundamentos dos Métodos Teológicos 2 (2 c) [semestre par] (obrigatório)
Apresenta um pensamento hermenêutico a partir de questões de gênero, de cultura, de educação, de mídia. Enfatiza a hermenêutica no contexto brasileiro e latino-americano na perspectiva da teologia bíblica, da teologia sistemática e da teologia prática.
 
2.5 Componentes obrigatórios das áreas de concentração
 
Obs.: Escolher no mínimo dois créditos (um componente) de acordo com área de concentração.
 
2.5.1 Tradições e Escrituras Sagradas:
 
Fundamentos da Teologia Bíblica: História e Sociedade da Bíblia (2 c) (obrigatório)
Estuda as origens do povo de Israel, a época da monarquia, o nascimento do judaísmo na época pós-exílica, a história e a sociedade da Palestina e do mundo greco-romano no período do Novo Testamento, destacando os aspectos políticos, econômicos, sociais, culturais e religiosos.
 
2.5.2 História das Teologias e Religiões
 
História do Cristianismo no Brasil e América Latina (2c) (obrigatório)
Estuda a presença do cristianismo no Brasil e América Latina, sua história, sua práxis e suas articulações institucionais e teológicas.
 
2.5.3 Teologia Fundamental Sistemática
 
Protestantismo e Sociedade no Brasil e América Latina (2 c) (obrigatório)
Analisa as diversas faces do protestantismo no Brasil e América Latina, suas teologias e inserção social, cultural e institucional.
 
2.5.4 Teologia Prática
 
Obs.: Escolher um dos dois componentes de acordo com a linha de pesquisa.
 
Fundamentos da Teologia Prática (2 c) (obrigatório)
Visa a compreender a natureza e a função específica da Teologia Prática no conjunto das demais disciplinas teológicas. O componente curricular aborda os desafios concretos que se apresentam para a Teologia Prática no contexto latino-americano, seus pressupostos e sua metodologia. Desenvolve critérios para a análise e o planejamento das práticas religiosas e comunitárias. Em perspectiva interdisciplinar, busca compreender e discutir a relação entre teoria e prática e os desdobramentos desta relação.
 
Fundamentos da Religião e Educação na América Latina (2 c) (obrigatório)
Estuda a relação entre o fenômeno religioso e a educação em suas múltiplas formas e interfaces, compreendendo a epistemologia e a análise das políticas, dos processos e das práticas educativas, na perspectiva da teologia e da educação na América Latina.


3 PERFIL EPISTEMOLÓGICO DO/DA PESQUISADOR/A

3.1 Estudos Especiais Fundamentais (EEF)
Visa o estudo de temas fundamentais das áreas e linhas de pesquisa do programa vinculados aos projetos de pesquisa dos/as discentes.
 
3.1.1 Orientação Individual (Obrigatório)
Atividade letiva com acompanhamento docente individualizado, preferencialmente do/a orientador/a, no período entre a finalização dos créditos necessários e o Exame de Qualificação.
 
3.1.2 Supervisão de Pesquisa (Obrigatório)
Acompanhamento individual, por parte do/a professor/a orientador/a, para a elaboração da dissertação de Mestrado ou tese de Doutorado. Pré-requisito para a inscrição nesta atividade é a aprovação no Exame de Qualificação.
 
3.1.3 Leituras Supervisionadas (2 c)
Oferece a possibilidade de realizar disciplinas individualmente, baseadas em leituras supervisionadas, quando se evidencia a necessidade de um maior aprofundamento dos conhecimentos das/os alunas/os em vista do projeto que estão desenvolvendo. Requer um parecer favorável do/a respectivo/a orientador/a e um relatório da atividade realizada assinado pelo/a aluno/a e pelo/a orientador/a.
 
3.1.4 Exegese do Antigo e Novo Testamentos
Exercita a interpretação de textos do Antigo e Novo Testamentos a partir dos resultados da pesquisa crítica moderna, levando em consideração as diversas abordagens contemporâneas (histórico-crítica, histórico-gramatical, sociológica, estruturalista, feminista, semiótica e outras) e a relevância desses textos para a atualidade.
 
3.1.5 Teologia Bíblica
Estuda os diferentes pontos de partida para a elaboração de uma teologia do Antigo e Novo Testamentos, os temas e as tendências teológicas existentes no Antigo e Novo Testamentos, conforme as fases da história do povo de Israel que se espelham nos respectivos textos.

3.1.6 História da Igreja e da Teologia: épocas e temas
Dedica-se à história do pensamento cristão, a aspectos vivenciais e institucionais das comunidades cristãs e suas formulações teológicas, enfatizando sua interação com o contexto sócio-cultural mais amplo. Analisa também a Igreja em sua vivência, evangelização, religiosidade popular, expansão e desenvolvimento institucional, em sua inter-relação com fatores e condicionamentos históricos não-teológicos.

3.1.7 História e Teologia da Reforma
Estuda a história do movimento da Reforma no século XVI, dando especial atenção ao contexto em que viveram os seus protagonistas, bem como à trajetória e ao pensamento dos mesmos como expressão de teologia contextual. Avalia criticamente as principais tendências, tanto eclesiásticas como teológicas, de interpretação do movimento.
 
3.1.8 Religião e Teologia nos Clássicos
O curso visa ao estudo e à pesquisa do lugar, função e significado da Religião e da Teologia nos Clássicos das Ciências Sociais, das Ciências da Religião e das artes, como música e literatura. Sua abrangência poderá ser desdobrada em enfoques específicos, dependendo dos interesses de estudantes e pesquisadores/as.
 
3.1.9 Protestantismo na América Latina
Visa examinar o surgimento e o desenvolvimento do protestantismo latino-americano, sua teologia, sua organização e relação com os movimentos populares, levando em consideração sua inserção na realidade.
 
3.1.10 Missão e diálogo no pluralismo religioso  
O tema do pluralismo religioso está na ordem dia da reflexão filosófica e teológica. Relacioná-lo com missão na perspectiva do diálogo com outras experiências religiosas supõe o exercício da superação dos estreitamentos confessionais e a abertura para o encontro com o outro em novas bases filosóficas, antropológicas, culturais e espirituais. Este componente curricular visa a levantar os termos da questão e encaminhar alternativas de uma caminhada missionária em diálogo com outras manifestações religiosas.

3.1.11 Questões Contemporâneas para a Teologia Prática
O processo de globalização, que se desdobra através da expansão dos sistemas financeiros internacionais e da ocidentalização do planeta, rompe fronteiras e oportuniza, simultaneamente, o diálogo intercultural e religioso e a ascensão de visões sectárias e fundamentalistas. Nesta perspectiva, esse componente curricular oportuniza um espaço para o aprofundamento de temas que decorrem dos lugares público e privado ocupados por igrejas e religiões, bem como pela diversidade de práticas religiosas, que se vinculam a propostas emergentes que visam à superação das mazelas da globalização ou à sua legitimação.
 
3.1.12 Antropologia e Religião
O curso estuda as diferentes dimensões do ser humano: corpórea, afetiva, relacional e espiritual. A pessoalidade, a identidade, a subjetividade e as relações de gênero, suas representações e itinerários históricos e culturais serão aprofundados a partir da ética religiosa e dos direitos humanos.
 
3.1.13 Ciências da Religião
Analisa os fenômenos religiosos e suas linguagens, como mito, rito, símbolo, sagrado, profano, possessão e magia, etc., bem como aborda, de forma introdutória, as religiões no Brasil e suas conexões com as tradições religiosas universais, em perspectiva transdisciplinar.

3.1.14 Currículo e Práxis Educativa
Analisa os fundamentos, as tendências e as perspectivas do campo educacional e curricular, com base nas dimensões histórico-epistemológica, político-cultural  e didático-pedagógica dos processos, das práticas educativas e dos projetos interdisciplinares .


3.2 Estudos Especiais Temáticos (EETe)

Visa o estudo de temas aglutinadores vinculados especificamente aos assuntos e temas dos projetos de pesquisa dos/as discentes.
 
3.2.1 Línguas e Textos Bíblicos
Estuda a origem, desenvolvimento e importância de textos e línguas bíblicas, com diversas opções, tais como grego e hebraico bíblicos, aramaico, ugarítico, etc.
 
3.2.2 História e Cultura do Antigo Oriente e do Mundo Greco-Romano
Estuda as sociedades e culturas do Antigo Oriente que influenciaram a história de Israel, de Jesus e das primeiras comunidades cristãs.
 
3.2.3 Temas de Teologia
Proporciona o estudo de temas relevantes para a reflexão teológica contemporânea.
 
3.3.4 Temas de Ética
Proporciona o estudo de temas relevantes para a reflexão ética contemporânea.
 
3.2.5 Temas Atuais do Aconselhamento e da Psicologia Pastoral
Estuda propostas de aconselhamento pastoral e psicológico, a partir da tradição judaico-cristã, sua dimensão teórica e prática bem como sua relevância eclesiológica, sócio-política e ética na atualidade. Ocupa-se com os seguintes subtemas: Aconselhamento de Casais e Famílias; Comunidade Terapêutica (dimensão espiritual, ritual e grupal); Aconselhamento pastoral em situações de crise no ciclo da vida; Aconselhamento e cultura.
 
3.2.6 Diaconia: práxis social nas comunidades de fé
Estuda o conceito de diaconia, seu universo epistemológico, metodológico e hermenêutico e sua relação com a espiritualidade e a eclesiologia; examina seu referencial histórico, bíblico e teológico; exercita sua contextualização na América Latina e se ocupa com as diferentes expressões da prática diaconal, como a diaconia reconciliadora,  transformadora, política, profética, etc.

3.2.7 Mundo urbano e a Missão de Deus
Estuda a questão da missão de Deus no contexto da história e da realidade urbana atual da América Latina com vistas a alternativas missionárias contemporâneas. Visa a debater os desafios que se colocam ao povo de Deus diante dos clamores das pessoas que sofrem.
 
3.2.8 História, Teologia e Formas da Pregação Cristã
Estuda a pregação cristã ao longo da história, com ênfase na prédica. Leva em consideração as diferentes teologias, métodos e tradições homiléticas existentes. Busca colocar em interação dinâmica o contexto, a forma e o conteúdo dessa pregação, visando à diversificação e ao aprimoramento da práxis homilética no contexto latino-americano.
 
3.2.9 Culto Cristão: teoria e prática
Pressupõe conhecimentos básicos na área de culto cristão e estuda temas específicos da Ciência Litúrgica, de acordo com a demanda dos/das estudantes envolvidos/das. Aprofunda-se em questões como: batismo, eucaristia, lugar litúrgico, tempo litúrgico, culto cristão na perspectiva das ciências humanas, antropologia litúrgica, culto e cultura, passagens, inculturação da liturgia, liturgia e poimênica, liturgia e missão, liturgia e diaconia, liturgia e catequese, entre outros.
 
3.2.10 Políticas e Práticas Educacionais na América Latina
Discute políticas e práticas educacionais no contexto latinoamericano, no quadro das políticas sociais e da relação entre Estado, denominações religiosas e movimentos sociais. Analisa a práxis da educação na América Latina. Estuda os fundamentos da educação, considerando aspectos históricos, filosóficos, teológicos, pedagógicos e metodológicos. Promove o debate sobre a análise teórica e prática dos contextos educativos escolares, comunitários e eclesiais.
 
3.2.11 Ensino Religioso: Políticas e Práticas
Analisa as políticas que orientam o Ensino Religioso, suas bases epistemológicas,  referenciais curriculares, metodologias e projetos interdisciplinares.  Busca consolidar a  identidade docente, analisar e ressignificar as práticas na educação básica.
 
 
3.3 Estudos Especiais Transversais (EETr)

Visa o estudo de referenciais teórico-práticos que perpassam os diferentes projetos de pesquisa dos/as discentes.
 
3.3.1 Questões de Interpretação da Bíblia
Estuda aspectos da história da interpretação dos textos da Bíblia, a questão da autoridade do texto bíblico, as diversas abordagens, metodologias e perspectivas da leitura bíblica, bem como a sua recepção nos contextos atuais.
 
3.3.2 Geografia e Arqueologia do Mundo Bíblico
Proporciona uma introdução aos métodos arqueológicos: avaliação dos resultados da arqueologia para a pesquisa bíblica, leitura de textos extrabíblicos relevantes, a influência da geografia e topografia nos sistemas sociais e econômicos.
 
3.3.3 Questões de Método em História
Examina os escritos de diversos historiadores, em especial da Igreja, desde os clássicos até os contemporâneos, detectando neles sua compreensão da história. Alvos: 1) familiarizar o/a aluno/a com a metodologia e o conteúdo de diversos historiadores; 2) dar-lhe elementos para melhor interpretar a história, alertando-o/a para questões de historiografia; 3) torná-lo/a mais apto/a para escrever a história, usando a metodologia mais adequada para tal.

3.3.4 Teologia Feminista
Discute as principais teorias feministas e teorias de gênero desenvolvidas em várias áreas do conhecimento, analisando diversos temas teológicos, sociais, culturais e éticos com abordagens a partir da epistemologia e da hermenêutica feminista. Aborda temáticas específicas do campo teológico desde uma perspectiva histórica, sistemática, bíblica e prática tendo como pano de fundo a construção da justiça de gênero.

3.3.5 Teologia, espaço público e estado laico
Analisa a presença da religião, especialmente das comunidades religiosas, no espaço público quanto à sua pertinência em relação ao estado democrático de direito que visa manter sua laicidade, isto é, equidistância e isonomia quanto às comunidades religiosas, valorizando sua contribuição para o bem comum. Para tanto, importa definir e desenvolver os conceitos-chave como laicidade, democracia, espaço público, teologia pública, entre outros, em relação à realidade existente no mundo de vida. Como foco no Brasil e na América Latina, adota uma visão também global e comparativa.

3.3.6 Teologia e estudos pós-coloniais e decoloniais no Sul Global
O surgimento e o desenvolvimento do pensamento pós-colonial. Do pós-colonial ao decolonial: história de uma ruptura. Nomes, obras e o desenvolvimento da teoria decolonial. Disputas em torno da ideia de ciência. Análise crítico-sistemática de ideias e de conceitos. Impacto nas disciplinas acadêmicas da área de humanidades. Impacto nas diversas áreas da teologia. Implicações para o método da teologia no contexto latino-americano.

3.1.7. Ecumenismo e diálogo inter-religioso
Oferece uma introdução aos principais conteúdos, métodos e finalidades do ecumenismo cristão e do diálogo entre diferentes religiões, usando reflexões oriundas, principalmente, do exterior, mas tendo em vista a aplicação e redefinição destes conceitos no contexto brasileiro e latino-americano

3.3.8 Religião, Comunicação e Mídia
Características dos fenômenos religiosos contemporâneos. Compreensão de Religião a partir da teologia e das ciências humanas. Apresentação da relação entre religião, mídia e cultura e das compreensões de religião vivida, teologia da cultura e teologia do cotidiano. Abordagem de questões acerca da sociedade do espetáculo e do consumo. Caracterização da Igreja eletrônica e da ciberteologia.
 
3.3.9 Religião, cultura pop e arte sequencial
Discussão sobre a cultura contemporânea a partir dos fenômenos desencadeados pelas indústrias criativas (indústrias culturais) do entretenimento. Conceituação e caracterização de cultura da mídia e cultura pop e análise de seus fenômenos. Conceituação e caracterização de arte sequencial. Estudo sobre as intersecções entre religião e arte sequencial, especialmente, cinema, animações, games e histórias em quadrinhos.
 
3.3.10 Educação, Música e Sociedade
Estudos interdisciplinares no âmbito das manifestações musicais e práticas religiosas desde um enfoque musicológico, etnomusicológico, teológico, litúrgico, sociológico, antropológico e histórico. Estuda a relação entre música educação e sociedade, priorizando o contexto latino-americano e brasileiro, com vistas a interpretar os fenômenos e as possibilidades atuais no campo da música como meio de educação.
 
3.3.11 Fé na perspectiva do desenvolvimento humano
Estuda teorias sobre o desenvolvimento humano nas diferentes fases da vida. Abrange aspectos psicológicos e sociológicos para compreender a manifestação religiosa, numa perspectiva de fé como busca pelo sentido da vida, de crianças, adolescentes, jovens e adultos. Propõe-se, em especial, buscar uma linguagem para falar de Deus com crianças e jovens hoje.

3.3.12 Estudos especiais sobre infância, adolescência e juventude
Analisa a história social e as concepções sobre infância, adolescência e juventude nas sociedades contemporâneas enquanto públicos da ação política. Oferece interpretações interdisciplinares e pesquisa no âmbito da infância e da adolescência.

3.3.13 Educação Inclusiva
Estuda o conceito de inclusão e sua relação com a sociedade e a educação. Considera a questão da inclusão em um sentido amplo, envolvendo a perspectiva do acesso à comunicação, à educação, à vida social, da diversidade, cultural e religiosa, e do direito. Discute princípios e políticas educacionais da Educação Inclusiva. Aborda teóricos do pensamento libertário e pós-crítico na perspectiva da relação entre educação e inclusão.

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Coordenação


Coordenação

Coordenador: Prof. Dr. Júlio Cézar Adam é graduado em Teologia pela Escola Superior de Teologia (Faculdades EST), São Leopoldo/RS (1996) e doutor em Teologia pela Universidade de Hamburgo, Alemanha (2004). Atua como professor de Teologia Prática, liturgia, homilética, ministério, edificação de comunidade e espiritualidade, na Faculdades EST; é coordenador do PPG da Faculdadess EST desde 2013; Coordena o grupo de pesquisa (CNPq) "Culto cristão, música e mídia na contemporaneidade."

É pesquisador bolsista da CAPES/Humboldt (Pesquisador Experiente) na Universidade de Hamburgo/Alemanha, de 2015-2018. Tem pesquisado na área da Teologia Prática, mais especificamente no âmbito do culto cristão, liturgia e homilética, ministério e edificação de comunidade, ensino religioso, espiritualidade e temas relacionados a mídias, cultura pop (gelebte Religion), comportamento e religiosidade juvenil na atualidade.

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