Modalidade: Presencial
O Curso de Mestrado Profissional foi autorizado pela Comissão Técnica Consultiva (CTC) da CAPES, em 2002, e tem por objetivo formar candidatos/as que buscam aperfeiçoamento na reflexão e prática teológicas em seus campos específicos de atuação profissional, apresentando o mesmo nível de exigência e padrão de qualidade que o mestrado acadêmico da Faculdades EST.
Processo seletivoO Curso de Mestrado Profissional foi autorizado pela Comissão Técnica Consultiva (CTC) da CAPES, em 2002, e tem por objetivo formar candidatos/as que buscam aperfeiçoamento na reflexão e prática teológicas em seus campos específicos de atuação profissional, apresentando o mesmo nível de exigência e padrão de qualidade que o mestrado acadêmico da Faculdades EST.
A CAPES utiliza em seus textos normativos e na sua correspondência tanto o termo Mestrado Profissional quanto Mestrado Profissionalizante. Em seu site, ela informa: "Mestrado Profissional" é a designação do Mestrado que enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional. Esta ênfase é a única diferença em relação ao acadêmico. Confere, pois, idênticos grau e prerrogativas, inclusive para o exercício da docência, e, como todo programa de pós-graduação stricto sensu, tem a validade nacional do diploma condicionada ao reconhecimento prévio do curso.
O Mestrado Profissional em Teologia destina-se a portadores/as de diploma superior em Teologia e áreas afins, que pretendam se qualificar neste campo profissional.
O pagamento à vista oferece desconto (os descontos serão negociados diretamente com a administração da Faculdades EST).
Investimento (2023): Plano de
pagamento em 24 parcelas: 2.200,00 R$
Plano de pagamento em
30 parcelas: 1.760,00 R$
Plano de pagamento em 36 parcelas:
1.466,67 R$
Os valores serão reajustados em janeiro de 2024.
Para maiores informações sobre o investimento no Mestrado Profissional, entre em contato através do e-mail relacionamento@est.edu.br.
Informações sobre bolsas, financiamentos e descontos:
Processo Seletivo 2023/2:
Período de inscrições: 15/03/2023 a 30/04/2023
Prova: 03/05/2023
Aulas presenciais: 10 a 21/07/2023
Processo Seletivo 2024/1
Período de inscrições: 15/08/2023 a 30/09/2023
Prova: 04/10/2023
Aulas presenciais: 08 a 19/01/2024
Titulação máxima: Doutorado
Titulação máxima: Doutorado
Titulação máxima: Doutorado
Titulação máxima: Doutorado
Titulação máxima: Mestrado
Titulação máxima: Doutorado
Titulação máxima: Doutorado
Titulação máxima: Doutorado
Titulação máxima: Doutorado
Titulação máxima: Doutorado
Titulação máxima: Doutorado
Titulação máxima: Mestrado
Titulação máxima: Doutorado
Linhas de atuação:
Componentes curriculares obrigatórios:
Cuidado em Contexto de Exclusão – 90h
Estuda
os contextos de exclusão e pobreza e os métodos
de intervenção pastoral e diaconal junto
à população carente, numa perspectiva
profética, visando à construção
de redes de apoio e de solidariedade mútua.
Ética e cuidado – 90h
O
componente visa a oferecer uma abordagem da sociedade atual,
sua complexidade e seus desafios. A abordagem
sistemática das éticas clássicas se
dá no confronto com as questões que emergem
deste painel. Neste contexto a ética cristã
é convidada a apresentar a relevância de sua
proposta. Ela precisa considerar não apenas
tópicos e temas específicos, mas as
dimensões que versam sobre as possibilidades do
discurso ético na modernidade tardia.
Metodologia
do Ensino – 45h
Visa equipar o discente
para sua atuação como agente social e pastoral,
aprimorando seus saberes e conhecimentos sobre a
questão do cuidado pastoral e diaconal, bem como para
a docência de nível superior nessa área
de especialização; proporcionando-lhe a
aprendizagem do instrumental didático de ensino, a
introdução ao uso de recursos audiovisuais e
multimídia, bem como capacitação para
diferentes metodologias de ensino.
Seminário
de Pesquisa – 45h
Introdução
às normas de apresentação de trabalho
científico. Visita orientada aos recursos de pesquisa:
Biblioteca e Laboratório de Informática
(destacando Periódicos CAPES). Diálogo coletivo
inicial para elaboração de Projeto de Pesquisa
e orientação do trabalho de conclusão de
curso.
Cuidado de Casais e
Famílias e Novas Formas de Convivência –
90h
O componente introduz aos métodos e
técnicas de aconselhamento de casais e
famílias. O estudo contempla as relações
de casais e famílias tradicionais bem como as novas
configurações familiares, tais como as
famílias recompostas e as famílias com
parceiros do mesmo sexo, e seus desafios para a comunidade
cristã.
Seminário
Temático – 90h
Apresentação
dos projetos do Trabalho Final para
socialização das diferentes perspectivas
teóricas e práticas. Discussão e
orientação coletiva sobre metodologia de
pesquisa enfocando a consolidação
teórica e profissional do projeto de pesquisa.
Questões Religiosas Contemporâneas
– 90h
O componente visa à
discussão e o aprofundamento de questões
referentes às práticas religiosas em
espaço público e privado, à diversidade
de práticas em instituições religiosas,
e questões que se vinculam a propostas emergentes que
contribuem para a superação das mazelas da
globalização ou sua legitimação.
Espiritualidade e Cuidado – 90h
O
componente visa a trabalhar o conceito de espiritualidade
cristã, formas de vivência em diferentes
épocas e sua importância na atualidade.
Gestão de Instituições Sociais e
Comunitárias – 90h
Estabelece o
debate em torno das novas formas de gestão social no
painel da diversidade de organizações, para
aperfeiçoar a prática social de grupos e
organizações. Inclui aspectos políticos,
conceituais, jurídicos, de comunicação e
também captação de recursos. Contribui
na qualificação de agentes no que se relaciona
ao domínio de conteúdos e ferramentas de
gestão social, elaboração de projetos e
mobilização de recursos.
Fenomenologia
e Psicologia do Sofrimento – 90h
Estudo
do sofrimento humano em perspectiva fenomenológica e
psicológica. Sensibilização para a
presença da dor e sua modalização.
A dinâmica do traumático na perspectiva da
psicanálise e suas possibilidades de
elaboração. A contemporaneidade e suas
modalidades de sofrimento. Modos de
subjetivação da morte e processo de luto.
Aspectos Teológicos e Históricos
do Cuidado – 90h
Estuda aspectos
teológicos e históricos do cuidado nas
perspectivas cultural, religiosa, bíblica e
eclesiástica. Exercita a reflexão
teológica a partir das necessidades de cuidado a que
estão sujeitas pessoas e a natureza. Projeta atitudes
emancipatórias de cuidado voltadas para
indivíduos e grupos em situação de
vulnerabilidade social e tensão existencial, com
vistas à construção de uma cultura de
solidariedade.
Cuidado a Cuidadores
– 45h
Para cuidar de outros, é
preciso aprender a cuidar de si mesmo - essa é a
máxima que deveria orientar todas as pessoas
envolvidas em relações de ajuda. O/a
profissional cuidador/a, mesmo que não se dê
conta, sofre desgastes pelo contato diário com a dor,
a perda, as dificuldades, necessidades e angústias das
pessoas com as quais lida, trabalha ou atende. Nas
relações de ajuda e na função
cuidadora, o desgaste constante pode levar à fadiga,
ao estresse e, até, ao esgotamento total (burnout),
por isso, é preciso dimensionar quando buscar ajuda e
como se cuidar. Este componente visa refletir sobre o
processo do cuidar e suas repercussões sobre a vida
do/a cuidador/a.
Cuidado em
Situações de Emergências – 45h
A
emergência se define pela ocorrência de
acidentes, catástrofes e conflitos de grande porte em
zonas urbanas e rurais, por sua natureza imprevista e forte
impacto social, sendo um desafio altamente complexo para as
forças de segurança e de saúde onde
ocorrem. Uma catástrofe desencadeia uma
súbita desorganização no funcionamento
de uma coletividade que entra num período de Crise. Na
dimensão subjetiva, os estados emocionais são
profundamente alterados, requerendo uma abordagem
específica. Num contexto de tensão,
insegurança, precariedade material, perdas afetivas,
ambientes sem privacidade e incertezas quanto ao
amanhã imediato, torna-se extremamente importante
oferecer respostas práticas de socorro e
redução de sofrimento. Pensar possíveis
alternativas no socorro e prevenção é a
proposta deste componente.
Saúde
Comunitária, Fé e Cura – 90h
Este
componente estuda iniciativas e experiências na
área da saúde comunitária, na
perspectiva de sua fundamentação
bíblico-teológica, de uma relação
entre fé e cura e de uma compreensão
holística do ser humano.
Linhas de atuação:
Componentes curriculares obrigatórios:
(Matriz curricular vigente para ingressantes a partir de 2020)
Fundamentos da gestão sustentável – 90h
O componente curricular trata da
caracterização da dinâmica interna da
ética do ponto de vista filosófico e
teológico, destacando os componentes
necessários da ética (a
distinção entre moral e ética, entre
fato e valor, o conceito de ser humano, a compreensão
de ação e de liberdade e das seguintes
noções: princípios, regras, valores,
etc.) e esboçando os princípios éticos
clássicos.
Gestão e espiritualidade – 45h
O componente curricular visa definir espiritualidade a partir das diferentes tradições religiosas, elencando aspectos teológicos, antropológicos, psicológicos, isto é, a espiritualidade como parte integral e constitutiva do ser humano e de seu universo simbólico-cultural, enfatizando as transformações sociais contemporâneas. Destacando a influência da sociedade na gestão de empresas e de organizações na relação com o tema da espiritualidade.
Hermenêutica Teológica – 90h
O componente visa a confrontar as novas temáticas e os novos desafios que advêm dos campos da ecologia, economia, política, sociedade desigual, ética/bioética, sexualidade/gênero, etnia, direitos humanos, arte e literatura com os valores que emanam da interpretação contextualizada e relevante dos escritos sagrados do cristianismo.
Seminário de Pesquisa – 45h
Introdução às normas de apresentação de trabalho científico. Visita orientada aos recursos de pesquisa: Biblioteca e Laboratório de Informática (destacando Periódicos CAPES). Diálogo coletivo inicial para elaboração de Projeto de Pesquisa e orientação do trabalho de conclusão de curso.
Organizações: gestão social, marcos regulatórios e transparência – 135h
Desenvolvimento histórico das organizações da sociedade civil no Brasil. Evolução conceitual e prática das concepções de gestão na área social. Políticas públicas e as normativas para área social. Caracterização do novo marco regulatório (MROSC) como referência da ação social. Recursos financeiros e a transparência das organizações sociais como nova fronteira democrática.
Metodologia do Ensino – 45h
Visa equipar o discente para sua atuação como educador comunitário da infância e da juventude nos processos informais de educação, bem como para a docência de nível superior nessa área de especialização; proporcionando-lhe a aprendizagem do instrumental didático de ensino, a introdução ao uso de recursos audiovisuais e multimídia, bem como capacitação para diferentes metodologias de ensino.
Ética Cristã do Cuidado numa Perspectiva Teológica – 90h
O componente curricular visa oferecer uma abordagem da sociedade atual, sua complexidade e seus desafios. A abordagem sistemática das éticas clássicas se dá no confronto com as questões que emergem deste painel. Neste contexto a ética é convidada a apresentar a relevância de sua proposta. Ela precisa considerar não apenas tópicos e temas específicos, mas também as discussões que versam sobre as possibilidades do discurso ético na modernidade tardia.
Fundamentos Jurídicos da Gestão Responsável - 45h
Gestão tradicional e gestão responsável. Responsabilidade, ética e sustentabilidade como diretrizes da gestão responsável. Princípios para a educação responsável das Nações Unidas (PRME). Objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) e a Agenda 2030. Relações jurídicas corporativas. Noções de governança corporativa e compliance.
Gestão, Sociedade e Direitos Humanos – 45h
Gestão, ética, direito e responsabilidade social: conceitos, funções e objetivos. Direitos humanos e empresas. Princípios Orientadores sobre Empresas e Direitos Humanos da ONU. A responsabilidade empresarial de respeito aos Direitos Humanos. Dignidade da pessoa humana. Direitos fundamentais. Gerações (ou dimensões) de direitos. Declaração universal dos direitos humanos. Catálogo dos Direitos Humanos na Constituição Federal de 1988. Ética e direitos humanos. Direitos sociais. Objetivos de desenvolvimento sustentável do Brasil e direitos humanos. Análise de situações concretas.
Gestão de conflitos – 90h
O componente apresenta as causas e a caracterização dos conflitos e também oferece elementos teóricos e práticos de como conduzir produtivamente as situações de conflito.
Antropologia teológica – 90h
O componente estuda as diferentes dimensões do ser humano: corpórea, afetiva, relacional e espiritual. A pessoalidade, a identidade, a subjetividade e as relações de gênero, suas representações e itinerários históricos e culturais serão aprofundados a partir da ética religiosa e dos direitos humanos. Noções teóricas dos clássicos da sociologia e da antropologia sobre os fenômenos religiosos (Durkheim, Marx, Weber). Conceitos de ritos de passagem. Análise dos ritos de passagem (van Gennep, Turner, Rivière, Cazenueve) envolvendo infância e juventude nas sociedades e igrejas latino-americanas.
Organizações: gestão comunitária, políticas públicas e “accountability” – 135h
Estabelecimento da relação entre as organizações da sociedade civil (OSCs) e as políticas públicas. Origem e evolução da noção de gestão comunitária. Investigação do impacto da noção de gestão comunitária sobre as OSCs. Reflexão sobre a gestão comunitária nas OSCs baseadas em fé. Introdução a noção de “accountanbility”. Da “accountanbility” política à “accountanbility” social.
Seminário Temático – 45h
Apresentação dos projetos de pesquisa dos participantes. Problematização do objeto da pesquisa, do foco e dos quadros teórico dos respectivos projetos. Debate sobre as possibilidades e o alcance de cada projeto a partir de uma temática específica.
Questões Religiosas Contemporâneas – 90h
Discussão e aprofundamento de questões referentes às práticas religiosas em espaço público e privado, à diversidade de práticas em instituições religiosas, e questões que se vinculam a propostas emergentes que contribuem para a superação das mazelas da globalização ou sua legitimação.
Componentes curriculares obrigatórios:
Fundamentos da Educação – 90h
O
componente estuda a práxis educativa, seus
fundamentos, desenvolvimento e suas relações
com a sociedade, o estado, as igrejas, a escola e os
movimentos sociais como um espaço para a
formação do indivíduo. As
referências teóricas consistem dos conceitos da
pedagogia e da teologia que contemplem o desenvolvimento de
novos sujeitos sociais numa sociedade inclusiva.
Questões Religiosas Contemporâneas
– 90h
O componente visa à
discussão e ao aprofundamento de questões
referentes às práticas religiosas em
espaço público e privado, à diversidade
de práticas e instituições religiosas, e
questões que se vinculam a propostas emergentes que
visam a superação das mazelas da
globalização ou sua legitimação.
Seminário de Pesquisa – 45h
Introdução
às normas de apresentação de trabalho
científico. Visita orientada aos recursos de
pesquisa: Biblioteca e Laboratório de
Informática (destacando Periódicos CAPES).
Diálogo coletivo inicial para elaboração
de Projeto de Pesquisa e orientação do trabalho
de conclusão de curso.
Metodologia
do Ensino – 45h
Visa a equipar o
discente para sua atuação como educador
comunitário da infância e da juventude nos
processos informais de educação, bem como para
a docência de nível superior nessa área
de especialização; proporcionando-lhe a
aprendizagem do instrumental didático de ensino, a
introdução ao uso de recursos audiovisuais e
multimídia, bem como capacitação para
diferentes metodologias de ensino.
Ética
e Cuidado – 90h
O componente visa a
oferecer uma abordagem da sociedade atual, sua complexidade e
seus desafios. A abordagem sistemática das
éticas clássicas se dá no confronto com
as questões que emergem deste painel. Neste contexto a
ética cristã é convidada a apresentar a
relevância de sua proposta. Ela precisa considerar
não apenas tópicos e temas específicos,
mas as discussões que versam sobre as possibilidades
do discurso ético na modernidade tardia.
Novas tecnologias e Ensino da Bíblia –
90h
O componente apresenta possibilidades de
uso das novas tecnologias de informação e
comunicação no ensino da Bíblia. Fornece
uma visão geral de softwares e sites na internet, e
aborda o uso de ambientes virtuais de aprendizagem para apoio
ao ensino presencial e a distância.
História,
Cultura e Sociedade da Bíblia - 90h
Estuda
as sociedades e culturas do Antigo Oriente que influenciaram
a história de Israel, de Jesus e das primeiras
comunidades cristãs. Estuda as origens de Israel no
contexto sócio-histórico, a época da
monarquia e o nascimento do judaísmo na época
exílica e pós-exílica. Estuda a
história e a sociedade da Palestina e do mundo
greco-romano no período do Novo Testamento, destacando
os aspectos políticos, econômicos, sociais e
religiosos.
Hebraico –
90h
O componente proporciona noções
básicas do hebraico, ensinando o/a estudante a
trabalhar com uma gramática e um dicionário da
língua, para que possa ler o Antigo Testamento na
língua original, reconhecer alguns termos chaves e
algumas estruturas gramaticais básicas e traduzir
textos simples.
Método
histórico crítico e histórico
gramatical de leitura bíblica (AT) – 90h
O
componente estuda a origem, intenção, alcance e
limites dos métodos históricos (gramatical e
histórico-crítico) e suas
conseqüências para a interpretação
dos textos bíblicos.
Grego
– 90h
O componente proporciona
noções básicas do grego, ensinando o/a
estudante a trabalhar com uma gramática e um
dicionário da língua, para que possa ler o Novo
Testamento na língua original, reconhecer alguns
termos chaves e algumas estruturas gramaticais básicas
e traduzir textos simples.
Método
histórico crítico e histórico
gramatical de leitura bíblica (NT) – 90h
O
componente estuda a origem, intenção, alcance e
limites dos métodos históricos (gramatical e
histórico-crítico) e suas
conseqüências para a interpretação
dos textos bíblicos.
Relação
entre os Testamentos – 90h
O componente
estuda as diversas possibilidades de relacionar as duas
partes do cânon cristão, o Novo e o Antigo
Testamento, atestadas na história da
interpretação (alegoria, tipologia, promessa e
cumprimento, Lei e Evangelho, história da
salvação, entre outras) e suas
conseqüências para a interpretação
dos textos bíblicos.
Hermenêuticas
Bíblicas contemporâneas – 90h
O
componente apresenta e aprofunda diversas tendências e
correntes modernas de interpretar textos bíblicos
(p.ex., semiótica, étnica, de gênero) bem
como oferece critérios para a
interpretação de diversos gêneros
bíblicos (p.ex., apocalípticos, de
parábolas, de curas). Leitura popular da
Bíblia.
Componentes curriculares obrigatórios:
Fundamentos da Educação
Comunitária – 90h
O componente
estuda a práxis educativa, seus fundamentos,
desenvolvimento e suas relações com a
sociedade, o estado, as igrejas, a escola e os movimentos
sociais como um espaço para a formação
do indivíduo. As referências teóricas
consistem dos conceitos da pedagogia e da teologia que
contemplem o desenvolvimento de novos sujeitos sociais numa
sociedade inclusiva.
Hermenêutica
e Teologia na perspectiva da infância e juventude
– 90h
O componente visa a confrontar as
novas temáticas e os novos desafios que advêm
dos campos da ecologia, economia, política, sociedade
desigual, ética/bioética,
sexualidade/gênero, etnia, direitos humanos, arte e
literatura com os valores que emanam da
interpretação contextualizada e relevante dos
escritos sagrados do cristianismo.
Seminário
de Pesquisa – 45h
Introdução
às normas de apresentação de trabalho
científico. Visita orientada aos recursos de
pesquisa: Biblioteca, Laboratório de
Informática (destacando Periódicos CAPES).
Diálogo coletivo inicial para elaboração
de Projeto de Pesquisa e orientação do trabalho
de conclusão de curso. Instrumentos teóricos e
técnicos para a realização de
investigações empíricas que possibilitem
uma avaliação crítica dos
fenômenos observados, levando particularmente em conta
os campos pastoral e educacional da educação
comunitária.
Metodologia do
Ensino – 45h
Visa a equipar o discente
para sua atuação como educador
comunitário da infância e da juventude nos
processos informais de educação, bem como para
a docência de nível superior nessa área
de especialização; proporcionando-lhe a
aprendizagem do instrumental didático de ensino, a
introdução ao uso de recursos audiovisuais e
multimídia, bem como capacitação para
diferentes metodologias de ensino.
História
social da infância e juventude – 90h
A
construção histórica e social da
infância e juventude. A realidade contemporânea
da juventude e da infância em relação
às políticas públicas
(educação, saúde, lazer, trabalho). A
construção histórica da
noção de direitos inerentes à
infância e juventude.
Teorias de
Currículo – 90h
Fundamentos,
tendências e perspectivas do campo curricular, com base
nas dimensões histórico-epistemológica,
político-cultural e didático-pedagógica
dos processos e das práticas educativas, visando
aprimorar a qualificação teórica e
profissional em dois campos de investigação:
história do pensamento e das idéias
pedagógicas, história das
instituições escolares e das
instituições comunitárias de
socialização infanto-juvenil.
Igrejas,
movimentos sociais e educação na
América Latina – 45h
Estuda a
relação entre o fenômeno religioso e a
educação em suas múltiplas formas e
interfaces, compreendendo a análise das
políticas, dos processos e das práticas
educativas, na perspectiva da teologia e da
educação, com atenção especial
para a práxis educativa das denominações
religiosas, das instituições escolares e dos
movimentos sociais na América Latina.
A
doutrina da proteção integral, redes sociais e
políticas públicas sociais – 45h
A
educação comunitária no confronto
teórico e político entre o paradigma da
situação irregular e o da doutrina da
proteção integral (UNICEF) na América
Latina. Conseqüências práticas para a
atuação de profissionais em projetos
sócio-educativos voltados à infância e
à adolescência.
Personalidade
e fé através dos ciclos da vida – 90h
Estudos
sobre o desenvolvimento da personalidade. Aspectos
psicológicos e sociológicos para compreender a
manifestação religiosa de crianças,
adolescentes e jovens. Propõe-se, em especial, buscar
uma linguagem para falar de Deus com crianças e jovens
de hoje.
Infância e
adolescência na família contemporânea
– 90h
Estudo das mudanças sociais
que levam a novas configurações familiares,
observando o surgimento de estressores, as formas inovadoras
de organização e as competências
requeridas dos membros da família e da rede social.
Discussão sobre o significado de infância e
adolescência no novo modelo cultural, levando em conta
questões de gênero, cultura e classe social.
Antropologia e Religião – 90h
O
componente estuda as diferentes dimensões do ser
humano: corpórea, afetiva, relacional e espiritual. A
pessoalidade, a identidade, a subjetividade e as
relações de gênero, suas
representações e itinerários
históricos e culturais serão aprofundados a
partir da ética religiosa e dos direitos humanos.
Noções teóricas dos clássicos da
sociologia e da antropologia sobre os fenômenos
religiosos (Durkheim, Marx, Weber). Conceitos de ritos de
passagem. Análise dos ritos de passagem (van Gennep,
Turner, Rivière, Cazenueve) envolvendo infância
e juventude nas sociedades e igrejas latino-americanas.
Ética e Cuidado – 90h
O componente visa a oferecer uma
abordagem da sociedade atual, sua complexidade e seus
desafios. A abordagem sistemática das éticas
clássicas se dá no confronto com as
questões que emergem deste painel. Neste contexto a
ética cristã é convidada a apresentar a
relevância de sua proposta. Ela precisa considerar
não apenas tópicos e temas específicos,
mas as discussões que versam sobre as possibilidades
do discurso ético na modernidade tardia.
Gestão de Instituições Sociais e
Comunitárias – 90h
Estabelecer
o debate em torno das novas formas de gestão social no
painel da diversidade de organizações, para
aperfeiçoar a prática social de grupos e
organizações. Inclui aspectos políticos,
conceituais, jurídicos, de comunicação e
também captação de recursos. Contribuir
na qualificação de agentes no que se relaciona
ao domínio de conteúdos e ferramentas de
gestão social, elaboração de projetos e
captação de recursos.
Seminário
Temático – 90h
Apresentação
dos projetos do Trabalho Final para
socialização das diferentes perspectivas
teóricas e práticas. Discussão e
orientação coletiva sobre metodologia de
pesquisa enfocando a consolidação
teórica e profissional do projeto de pesquisa.
Componentes curriculares obrigatórios:
Antropologia Teológica (90h)
Ementa:
Estudo das diferentes dimensões do ser humano:
corpórea, afetiva, relacional e espiritual. Abordagem
da pessoalidade, a identidade, a subjetividade e as
relações de gênero, suas
representações e itinerários
históricos e culturais a partir da ética
religiosa e dos direitos humanos. Apresentação
das noções teóricas dos clássicos
da sociologia e da antropologia sobre os fenômenos
religiosos (Durkheim, Marx, Weber).
Conceituações e análise de ritos de
passagem (van Gennep, Turner, Rivière, Cazenueve).
Cultura e Lógicas Midiáticas
(90h)
Ementa: Caracterização de
cultura e sua relação com a mídia.
Estudo sobre cultura de massa, cultura da mídia e
cultura pop. Apresentação e discussão
sobre os conceitos de convergência midiática.
Debate sobre a cultura da convergência em
relação aos conceitos de cultura participativa
e inteligência coletiva. Apresentação das
definições de transmídia e
crossmídia. Apresentação e
discussão sobre os conceitos de identidade,
globalização e consumo. Exposição
da abordagem antropológica do consumo. Panorama dos
estudos de recepção em
comunicação e cultura dos fãs.
Desenvolvimento de Projeto Audiovisual (45h)
Ementa:
Caracterização de projeto audiovisual.
Problematização sobre o lugar do produto
audiovisual Diálogo coletivo inicial para o
desenvolvimento de projeto audiovisual relacionado ao projeto
de pesquisa e ao trabalho de conclusão de curso.
Didática para Educação a
Distância (45h)
Ementa:
Caracterização da Educação a
Distância. Discussão sobre material
didático para Educação a
Distância. Problematização acerca dos
princípios de gamificação da
educação. Apresentação do
conceito de hipertextualidade e da concepção
rizomática de educação. Discussão
sobre mídias, tecnologias e liberdade de fluxos na
educação do século 21 e modelos de
ensino e aprendizagem.
Hermenêutica
Teológica (90h)
Ementa: Estudo e
discussão sobre novas temáticas e os novos
desafios que advêm dos campos da ecologia, economia,
política, sociedade desigual,
ética/bioética, sexualidade/gênero,
etnia, direitos humanos, arte e literatura com os valores que
emanam da interpretação contextualizada e
relevante dos escritos sagrados do cristianismo.
História da Mídia (45h)
Ementa:
Estudo da definição do termo mídia ao
longo da história humana. Abordagem histórica
da mídia, com destaque para as mídias
contemporâneas audiovisuais, digitais e multimodais.
Caracterização das mídias
contemporâneas a partir de suas linguagens e seus
aspectos como dispositivos informacionais e comunicacionais.
Introdução à Cultura
Digital (45h)
Ementa: Definição
de cultura digital. Discussão sobre o significado de
digital e suas implicações na
concepção de mundo humano.
Conceituação e caracterização de
tecnologias digitais. Problematização sobre o
impacto das tecnologias digitais na vida social.
Definição de ciberespaço e cibercultura.
Discussão sobre a virtualidade e a
relação entre cultura e mídia,
sobretudo, a partir da internet.
Introdução
à Linguagem Audiovisual (45h)
Ementa:
Introdução a uma breve história do
audiovisual: cinema e televisão.
Caracterização da linguagem do audiovisual.
Discussão sobre o lugar da narrativa e sobre o arranjo
dos elementos que compõem o conjunto da obra
audiovisual, características da
composição da imagem e do som.
Apresentação de parâmetros para a
crítica audiovisual.
Metodologia
do Ensino (45h)
Ementa: Visa equipar a pessoa
discente para sua atuação como educadora nos
processos informais de educação, bem como para
a docência de nível superior nessa área
de especialização; proporcionando-lhe a
aprendizagem do instrumental didático de ensino, bem
como capacitação para diferentes metodologias
de ensino.
Princípios da
Pesquisa em Teologia (45h)
Ementa:
Introdução ao lugar da teologia na
investigação acadêmica e
científica. Características da pesquisa em
teologia e suas preocupações
epistemológicas e práticas.
Apresentação dos produtos decorrentes da
pesquisa em teologia.
Produção
Audiovisual I (90h)
Ementa: Estudo dos
princípios da narrativa audiovisual.
Definição e caraterização dos
diferentes elementos que atuam na produção
audiovisual. Introdução à
elaboração de roteiro.
Apresentação dos diferentes tipos de roteiro:
narrativo, técnico, documental e de montagem.
Caracterização e discussão sobre os
elementos básicos da direção de
audiovisual. Apresentação dos cuidados
relativos à produção geral.
Elaboração de roteiro de audiovisual.
Produção Audiovisual II (90h)
Ementa:
Estudo dos elementos da fotografia e da
produção de arte. Caracterização
do projeto de som. Introdução à
direção geral e da direção de
cena. Estudo sobre a tradução conceitual do
roteiro ao audiovisual. Apresentação dos
princípios básicos da montagem.
Elaboração de um produto audiovisual.
Questões Religiosas Contemporâneas (90h)
Ementa:
A disciplina visa à discussão e o
aprofundamento de questões referentes às
práticas religiosas em espaços público e
privado, a análise da diversidade religiosa e sua
vinculação com propostas emergentes que buscam
a superação das mazelas da
Globalização e da contribuição da
mesma na busca de um paradigma de civilização
mais justo e humano.
Religião e
Mídia (90h)
Ementa:
Caracterização dos fenômenos religiosos
contemporâneos. Compreensão de Religião a
partir da teologia e das ciências humanas.
Apresentação da relação entre
religião, mídia e cultura e das
compreensões de religião vivida, teologia do
cotidiano e teologia da cultura. Abordagem de questões
acerca da sociedade do espetáculo e do consumo.
Reflexão sobre uma nova concepção de
igreja e de teologia que nasce e se desenvolve a partir da
comunicação midiática, de dispositivos
tecnológicos, de conteúdos veiculados pela
cibercultura. A midiatização como geradora de
uma nova forma de igreja, a igreja eletrônica e de uma
nova teologia, a ciberteologia, seus riscos e desafios para a
Igreja do século XXI.
Seminário
de Pesquisa (45h)
Ementa:
Introdução às normas de
apresentação de trabalho científico.
Apresentação da estrutura do projeto de
pesquisa e caracterização de seus elementos.
Caracterização da pesquisa acadêmica.
Descrição sobre produtos do mestrado
profissional. Diálogo coletivo inicial para
elaboração de Projeto de Pesquisa e
orientação do trabalho de conclusão de
curso.
Seminário Temático
(45h)
Ementa: Apresentação dos
projetos de pesquisa dos participantes.
Problematização do objeto da pesquisa, do foco
e dos quadros teórico dos respectivos projetos. Debate
sobre as possibilidades e o alcance de cada projeto a partir
de uma temática específica.
Tecnologias
Digitais Aplicadas à Educação (45h)
Ementa:
Discussão sobre as implicações do
ciberespaço e da cibercultura para os processos de
ensino e aprendizagem a partir das comunidades virtuais, da
interação e da inteligência coletiva.
Estudo da relação entre mídia,
tecnologia, linguagem e educação.
Discussão sobre o impacto que as mídias e as
tecnologias causam nas formas de perceber o mundo, ensinar e
aprender: da educação 1.0 à
educação 4.0.
Fique por dentro de tudo o que acontece no Mestrado Profissional. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.
Coordenadora: A coordenação do Mestrado Profissional em Teologia da Faculdades EST está ao encargo da Profa. Dra. Laude Erandi Brandenburg.
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1981) e doutorado em Teologia pela Escola Superior de Teologia (2002). Atualmente é professora da Faculdades EST. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino Religioso, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino religioso, educação cristã, fundamentos epistemológicos do ensino religioso, educação-teologia e educação.
(51) 2111-1400
(51) 9 8122-8340
relacionamento@est.edu.br
faculdades..est
faculdadesest