Faculdades EST - Mestrado Profissional 

Ambiente EaD

Preencha os campos abaixo para efetuar o login


Dúvidas no acesso?

Verifique abaixo o e-mail de suporte da área desejada e entre em contato:

Portal Educacional: ti@est.edu.br

Webmail: informatica@est.edu.br

Catálogo da Biblioteca: biblioteca@est.edu.br

Ambiente Virtual: ead@est.edu.br





Mestrado Profissional

Linhas de pesquisa

 

1.    Área de Concentração: Teologia Prática

1.1 - Linha de Pesquisa: Dimensões do Cuidado e Práticas Sociais

Em vista da excelente procura que têm os cursos lato sensu nesta área, a IES oferece este mestrado profissional, que reúne várias questões da prática do aconselhamento, do cuidado e de práticas sociais a partir de comunidades religiosas ou instituições de serviço. O objetivo é criar um espaço de pesquisa e aprofundamento temático teórico do processo de acompanhamento de pessoas em suas crises pessoais, familiares e de relacionamento, do engajamento em práticas sociais de cuidado e mudança social, como possibilidade de aprofundar a compreensão dos fenômenos estudados e a busca de alternativas práticas de acompanhamento e ação.  Trata-se de um espaço interdisciplinar ecumênico entre teologia, psicologia e antropologia.

Matriz Curricular:
Clique aqui para acessar

1.2 - Linha de Pesquisa: Gênero, Feminismos e Diversidade

O Mestrado Profissional em Gênero, Feminismos e Diversidade destina-se
a portadores e portadoras de diploma superior em Teologia e áreas afins, que pre-
tendam qualificar-se neste campo profissional e titular-se nesta linha de pesquisa. A
organização de mulheres em movimentos sociais, em grupos eclesiais ou nos espa-
ços de reivindicação de políticas públicas tem trazido à agenda de debates temas
que são fruto do diálogo e da interlocução destas diferentes frentes e movimentos.
No âmbito da teologia, estes temas merecem ser refletidos desde uma perspectiva
que evidencie as viabilidades e relevâncias destes com as experiências de fé e as
vivências de espiritualidade das mulheres. Criar um espaço de qualificação e forma-
ção, proporcionando um intercâmbio de experiências e aprofundamento teórico para
estes grupos é onde se insere esta proposta de curso.

As pessoas tituladas nesta linha de pesquisa estarão qualificadas profissio-
nalmente para atuar em diferentes espaços, que tenham como campo de trabalho as
ações propositivas de defesa de direitos e construção da cidadania de mulheres, nos
âmbitos sociais, eclesiais e governamentais.

Matriz Curricular:
Clique aqui para acessar

 

2.    Área de Concentração: Religião e Educação

2.1 - Linha de Pesquisa: Educação Comunitária com Infância e Juventude

Nas diferentes igrejas existem espaços e contextos educativos da educação comunitária onde atua um elevado número de pessoas como educadoras voluntárias. O investimento na capacitação teórica e metodológica destas pessoas em nível do mestrado profissional representa, por um lado, um compromisso com a qualidade do ensino e dos projetos de socialização oferecidos pelas igrejas e, por outro lado, um compromisso com a própria formação continuada desses profissionais.

Nessa perspectiva, os/as profissionais titulados pelo Curso poderão atuar profissionalmente em igrejas, bem como realizar trabalho autônomo e/ou em instituições do setor privado, como empresas, escritórios de planejamento e assessoria; do setor público, como ministérios, secretarias, empresas estatais; e do terceiro setor, como organizações não governamentais (ONG’s), organizações da sociedade civil de interesse público (OSCIP’s), outras organizações filantrópicas e fundações.

O objetivo é qualificar graduados em Teologia e áreas afins, aprimorando seus saberes e conhecimentos sobre planejamento, elaboração, desenvolvimento, gestão, assessoramento, difusão, acompanhamento e/ou avaliação de ações, programas e projetos sociais, em especial no campo educacional, como forma de atender a especificidade da Área de Concentração do Curso.

Matriz Curricular:
Clique aqui para acessar


2.2    Linha de Pesquisa: Ética e Gestão

Profissionais atuantes na área pública governamental ou não governamental (terceiro setor) e também os profissionais em empresas privadas encontrarão nesta proposta de mestrado uma formação sólida em ética desde uma perspectiva teológica e adquirirão os instrumentos para implementá-la na realidade em que atuam ou venham a atuar.

Considerando que a demanda por ética vem crescendo em todos os espaços, mas em especial na área empresarial e pública, profissionais qualificados para coordenar ações de reflexão e de planejamento que visem à implementação de práticas de gestão que traduzam consensos alcançados através do diálogo entre profissionais, empresas ou órgãos/instituições e sociedade apresentarão saberes e competências muito valorizadas atualmente e que têm um espectro de atuação profissional muito amplo. O objetivo é qualificar graduados em Teologia e áreas afins, aprimorando seus saberes e conhecimentos sobre os desdobramentos da ética nas práticas de gestão da área pública e privada.

Matriz Curricular:
Clique aqui para acessar 
Clique aqui para acessar (vigente para discentes que ingressarem a partir de 2017).


2.3 - Linha de Pesquisa: Leitura e Ensino da Bíblia

As igrejas, organizações e movimentos sociais cristãos valorizam a leitura e o ensino compartilhado da Bíblia como um dos meios principais de formação pessoal e ministerial, bem como um dos meios fundamentais de mobilização e motivação de pessoas e comunidades para a missão cristã. A capacitação de profissionais na complexa tarefa da leitura e do ensino da Bíblia vem ao encontro da necessidade de permanente qualificação e renovação da pesquisa bíblica e do papel da leitura bíblica na vida e missão da igreja. O objetivo é qualificar graduados em Teologia e áreas afins, aprimorando seus saberes e conhecimentos sobre teorias e métodos de leitura bíblica (incluindo tanto a exegese como a hermenêutica), bem como desenvolvendo habilidades didáticas e pedagógicas para o ensino da Escritura como forma de atender à especificidade da Linha de Pesquisa do Programa.

Nessa perspectiva, as pessoas tituladas nesta linha de pesquisa poderão atuar profissionalmente em igrejas, comunidades, escolas teológicas, organizações não governamentais (ONG’s), organizações da sociedade civil de interesse público (OSCIP’s), movimentos sociais e em outras organizações filantrópicas e fundações nas quais a presença e o uso da Bíblia seja reconhecido como constituinte de sua missão.

Matriz Curricular:
Clique aqui para acessar


Compartilhe:


O Curso de Mestrado Profissional foi autorizado pela Comissão Técnica Consultiva (CTC) da CAPES, em 2002, e tem por objetivo formar candidatos que buscam aperfeiçoamento na reflexão e prática teológicas em seus campos específicos de atuação profissional, apresentando o mesmo nível de exigência e padrão de qualidade que o mestrado acadêmico da Faculdades EST.
EST nas Redes Sociais
Rua Amadeo Rossi, 467, Morro do Espelho - São Leopoldo-RS - CEP: 93.030-220 - Telefone: (51) 2111-1400 - FAX: (51) 2111-1411 - E-mail: est@est.edu.br