Faculdades EST - Pós-Graduação 

Ambiente EaD

Preencha os campos abaixo para efetuar o login


Dúvidas no acesso?

Verifique abaixo o e-mail de suporte da área desejada e entre em contato:

Portal Educacional: ti@est.edu.br

Webmail: informatica@est.edu.br

Catálogo da Biblioteca: biblioteca@est.edu.br

Ambiente Virtual: ead@est.edu.br





Você está em: Página inicial > Pós-Graduação > Doutorado Interinstitucional > Apresentação

Doutorado Interinstitucional (DINTER)

DINTER Faculdades EST / Faculdade BOAS NOVAS – MANAUS/AM

Guia acadêmico

Clique aqui para acessar

Processo seletivo complementar 2016:

PERÍODO DE INSCRIÇÃO:
O período de inscrição é de 11 a 22 de julho de 2016.


DATAS DAS PROVAS:
As provas ocorrerão no dia 11 de agosto de 2016.


EDITAL:
Clique aqui para acessar o edital e conferir as informações completas.


INSCRIÇÕES:
Clique aqui para realizar a sua inscrição.

 

Primeira chamada:

O Doutorado Interinstitucional (DINTER) é regulamentado pela Portaria nº 75, de 08/06/2015, publicada no DOU  em 09/06/2015, da CAPES. O Projeto de DINTER se caracteriza pelo atendimento por parte de um programa de Pós-Graduação com curso de mestrado reconhecido pelo MEC/CNE e já consolidado, de um grupo ou turma de discentes de mestrado, sob condições especiais, sendo estas caracterizadas pelo fato de parte das atividades de formação desses discentes serem desenvolvidas no campus de uma outra instituição.

Dinter

Como se trata de projeto de oferta de curso sob condições especiais, isto é, diferentes daquelas previstas na proposta avaliada e aprovada pela Capes e que fundamentou os atos de autorização, de reconhecimento ou de renovação de reconhecimento, pelo MEC/CNE, do curso a ser oferecido, a implantação desse tipo de iniciativa pressupõe a prévia aprovação pela Capes do projeto a ele correspondente.

Seguindo esta regulamentação, o Programa de Pós-Graduação da EST, em parceria com a Faculdade Boas Novas de Ciências Teológicas, Sociais e Biotecnológicas (FBNCTSB) submeteu uma Proposta de DINTER, a qual foi aprovada pela Comissão de Consultores da Área de Filosofia-Teologia da CAPES, comunicada através do Portal Sucupira, no data de 16/12/2015.

O DINTER tem duração de 48 meses a contar de março de 2016. Os dois semestres de 2016 e o primeiro de 2017 ficam reservados para o cumprimento de disciplinas (40 créditos) – veja cronograma em anexo –, que serão lecionadas na Faculdades Boas Novas. Deverão ser observados, com rigor, os horários de início e término das aulas. Ausência superior a 25%, segundo a legislação, implica em reprovação na disciplina. Em caso de reprovação em disciplina por excesso de faltas ou por nota, o/a doutorando/a fará recuperação da disciplina através de leitura supervisionada, mediante requerimento e pagamento correspondente ao número de créditos da disciplina.

A partir do segundo semestre de 2017 o/a doutorando/ se dedicará à pesquisa e a elaboração da Tese, devendo esta ser defendida até março de 2020. Sendo o Exame de Qualificação realizado até um ano antes da defesa, ou seja, até março de 2019. Os exemplares da Tese deverão ser encaminhados para a Secretaria do PPG-EST, com antecedência mínima de 30 dias da data da banca, para leitura por esta. Em caso de defesa antes de março de 2020, também deverá ser observado o envio com antecedência de 30 dias da data da banca. A banca de defesa deverá ocorrer na sede do PPG-EST, em São Leopoldo/RS.

Os/as doutorandos/as devem realizar seu Estágio Obrigatório de 4 meses na Faculdades EST. Este estágio será organizado em períodos, quando os/as doutorandos/as poderão também realizar o Seminário de Pesquisa, o Exame de Qualificação. Portanto, o/a doutorando/a deverá prever quatro viagens a São Leopoldo, com duração de um mês cada uma, ao longo dos quatro anos do doutorado. A Faculdades EST organizará duas possibilidades de atividades em cada um dos anos do DINTER. Cada doutorando/a deverá participar de pelo menos 4 atividades. Estas viagens a São Leopoldo deverão ser planejadas em combinação com seu/sua orientador/a e o grupo de pesquisa. Os estudantes devem se organizar em grupos para uma dessas ofertas:

 

Período

Atividades

2016 (julho) OU

Conhecer a Faculdades EST; Participação do grupo de pesquisa (Seminário de Pesquisa); Orientação Individual; Pesquisa na biblioteca; Atividade intensiva da disciplina feita como leitura supervisionada (1).

2016 (setembro)

Conhecer a Faculdades EST; Participação no III Congresso Internacional da EST; Participação do grupo de pesquisa (Seminário de Pesquisa); Orientação Individual; Pesquisa na biblioteca; Atividade intensiva da disciplina feita como leitura supervisionada (1).

2017 (janeiro) OU

Participação do grupo de pesquisa (Seminário de Pesquisa); Orientação Individual; Pesquisa na biblioteca; Atividade intensiva da disciplina feita como leitura supervisionada (2).

2017 (julho)

Participação do grupo de pesquisa (Seminário de Pesquisa); Orientação Individual; Pesquisa na biblioteca; Atividade intensiva da disciplina feita como leitura supervisionada (2).

2018 (julho) OU

Participação e apresentação da pesquisa no grupo de pesquisa (Seminário de Pesquisa – 1 crédito); Orientação Individual; Pesquisa na biblioteca.

2018 (setembro)

Participação no IV Congresso Internacional da EST; Participação e apresentação da pesquisa no grupo de pesquisa (Seminário de Pesquisa – 1 crédito); Orientação Individual; Pesquisa na biblioteca; Exame de qualificação.

2019 (janeiro) OU

Participação e apresentação da pesquisa no grupo de pesquisa (Seminário de Pesquisa – 1 crédito); Orientação Individual ou Supervisão da Pesquisa; Pesquisa na biblioteca; Exame de qualificação.

2019 (julho) OU

 

2020 (março)

Participação no grupo de pesquisa; Supervisão da Pesquisa; Pesquisa na biblioteca.

 

Participação no grupo de pesquisa; Supervisão da Pesquisa; Pesquisa na biblioteca; Defesa da Tese.


O período de inscrições ao Exame de Seleção ocorrerá de 06/01/2016 a 29/01/2016 (veja processo seletivo).

O Exame de Seleção ocorrerá nos dias 20 e 21 de fevereiro de 2016, na Faculdade Boas Novas, Manaus/AM (veja no edital cronograma, critérios e orientações das provas).

Os projetos de pesquisa dos/as discentes deverão ser desenvolvidos na área de Concentração Religião e Educação que tem a seguinte descrição de ementa:
“A área desenvolve a pesquisa interdisciplinar sobre a relação entre religião e educação no contexto latino-americano com ênfase na formação continuada de educadores e na formação de pesquisadores. Focaliza a relação entre as diferentes manifestações do fenômeno religioso e a práxis educativa escolar, eclesial e dos movimentos sociais.”

A Linha de Pesquisa é “Fenômeno Religioso e Práxis Educativa na América Latina”, sendo que “nesta linha realizam-se pesquisas sobre a relação entre o fenômeno religioso e a educação em suas múltiplas formas e interfaces, compreendendo a análise das políticas, processos e práticas educativas, num enfoque interdisciplinar, na perspectiva da Teologia e da Educação com atenção para a práxis educativa das denominações religiosas, das instituições escolares e dos movimentos sociais na América Latina” (ementa).

Candidatos/as aprovados/as para o DINTER, que cursaram Mestrado Acadêmico ou Profissional reconhecido pela CAPES, poderão requerer revalidação de até 16 créditos.

Mínimo e máximo de vagas: 15

Critérios de aprovação: A admissão de discente regular ao curso de Doutorado será feita através de um exame de seleção baseado nos seguintes elementos:

I – análise do curriculum lattes;
II – exame de conhecimentos teológicos básicos e da capacidade de reflexão e articulação por escrito;
III – proficiência em língua estrangeira, em duas línguas a escolher entre inglês, alemão, francês e espanhol, desde que não se trate da língua materna do candidato; o Conselho de Pós-Graduação pode reconhecer outra língua com comprovada proficiência pertinente à pesquisa do/a candidato/a;
IV – avaliação de proposta de trabalho científico apresentada pelo/a candidato/a por banca composta por dois/duas docentes do PPG-EST.

§ 1º – A nota mínima necessária em todas as provas para admissão ao Curso de Doutorado é 7,0 (sete).

Candidatos/as ao doutorado, egressos/as do programa de Mestrado Acadêmico do PPG, estarão dispensados da prova de uma língua estrangeira, caso tenham alcançado nota igual ou superior a 8,0 (oito) por ocasião do exame de seleção ao Mestrado Acadêmico.

§ 2º – As provas do exame de seleção obedecem aos seguintes pesos:

  • Prova de Conhecimentos Gerais em Teologia, peso dois (2);
  • Prova de Conhecimento de Área, peso dois (2);
  • Entrevista, com base no projeto, peso cinco (5);
  • Provas de Línguas, peso um (1).


§ 3º – A Entrevista, com base no projeto de pesquisa de doutorado apresentado, tem
caráter eliminatório em caso de nota inferior à mínima (7,0).

§ 4º – A reprovação na prova de conhecimento geral em Teologia é eliminatória.

§ 5º – A reprovação em uma das línguas estrangeiras não é eliminatória para o doutorado, podendo, em caso de não aprovação, ser recuperada na última semana de aulas do primeiro semestre (2016/1).


Divulgação da Aprovação: 24/02/2016

Data de matrícula de aprovados no Exame de Seleção: 25 – 29/02/2016

Investimento: Solicite informações.


Edital - Processo seletivo 2016:

Clique aqui para acessar

 

Inscrições:

Acesse o formulário de inscrições e siga as etapas para enviar sua inscrição online e gerar sua taxa de inscrição.

Para isso, clique aqui

 

Bibliografia

As questões das provas serão formuladas a partir das referências bibliográficas listadas abaixo.


1 - Prova de Conhecimentos Gerais

BRAKEMEIER, Gottfried. Panorama da Dogmática Cristã. São Leopoldo: Sinodal/EST. 2010. p. 31-41. (11 p.) [ Clique aqui para acessar ]

SINNER, Rudolf von. Teologia Pública no Brasil: um primeiro balanço. Perspectiva Teológica, Belo Horizonte, Ano 44, Número 122, p. 11-28, Jan/Abr 2012 (18 p.) [ Clique aqui para acessar ]

HELLWIG, Elpídio Carlos. Espiritualidade cristã em contexto urbano: limites e possibilidades. In: ZWETSCH, Roberto E. (Org.). Cenários urbanos: realidade e esperança. Desafios às comunidades cristãs. São Leopoldo: Sinodal, EST, 2014, p. 169-204. (35 p.) [ Clique aqui para acessar ]

MILLER-McLEMORE, Bonnie J. Teologia Pastoral como Teologia Pública. Estudos Teológicos, São Leopoldo, ano 52, n. 1, p.75-98, 2012. (23 p.) [ Clique aqui para acessar ]

REBLIN, Iuri Andréas. A Teologia do Cotidiano. In: BOBSIN, Oneide et. al. (Orgs.) Uma religião chamada Brasil. São Leopoldo: Oikos/EST, 2008. p. 82-96. (14 p.) [ Clique aqui para acessar ]

BRAKEMEIER, Gottfried. A autoridade da Bíblia: controvérsias, significado, fundamento. 2. ed. São Leopoldo: Sinodal, CEBI, EST, 2007. p. 66-75 [ Clique aqui para acessar ]; 80-83 (24 p.). [ Clique aqui para acessar ]

FITZMYER, Joseph A. A interpretação da Escritura: em defesa do método histórico-crítico. São Paulo, SP: Loyola, 2011. p. 91-120 (29 p.). [ Clique aqui para acessar ]

KLEIN Remí. A pergunta sob um novo olhar no processo educativo-religioso. Interações -  cultura e comunidade, Belo Horizonte, v.8, n.14, p. 318-328, jul./dez.2013. p. 318-328. (10 p.) [ Clique aqui para acessar ]

BRANDENBURG, Laude Erandi. A dimensão epistemológica da religiosidade. In.: WACHS, Manfredo Carlos et all (Orgs.). Ensino Religioso: religiosidades  e práticas educativas. São Leopoldo: Sinodal, 2010. p. 53-60 (7 p.). [ Clique aqui para acessar ]

 

2 - Prova de Área de Concentração/Dissertativa

Trata-se de uma prova dissertativa baseada em cerca de 50 páginas de bibliografia específica da respectiva área de concentração.

STRECK, Gisela Isolde Waechter. A função da família na educação religiosa de crianças e adolescentes. Estudos Teológicos. v.55, n.1, jan.\jun. 2015,. p.169-178. (9 p.) [ Clique aqui para acessar ]

BRANDENBURG, Laude Erandi. A epistemologia do ensino religioso, suas limitações e abrangências – a confluência da educação e da religião na escola. Interações – cultura e comunidade, Belo Horizonte, v.8, n.14, p.221-229, jul./dez.2013.  (8 p.) [ Clique aqui para acessar ]


Informações:

Central de Relacionamento – Dilceu/Sabrina relacionamento@est.edu.br
Secretaria Acadêmica – Carla ppg@est.edu.br
Coordenador – Júlio Cézar Adam julioadam@est.edu.br


CRONOGRAMA DINTER

Clique aqui para acessar o cronograma.

Aulas: sextas e sábados (manhã e tarde)

Horários: 8h30min – 12h e das 13h30min. - 17h.

 

Orientações: prova de proficiência


Compartilhe:


O Programa de Pós-Graduação da Faculdades EST tem a tarefa específica de fomentar a Pós-Graduação em Teologia. Oferece cursos de Mestrado, Doutorado em Teologia e Mestrado Profissional, bem como cursos de Especialização (Lato Sensu).
EST nas Redes Sociais
Rua Amadeo Rossi, 467, Morro do Espelho - São Leopoldo-RS - CEP: 93.030-220 - Telefone: (51) 2111-1400 - FAX: (51) 2111-1411 - E-mail: est@est.edu.br