Técnico

Canto

Modalidade: Presencial

O Curso Técnico em Canto tem uma carga horária de 832 horas, distribuídas em quatro semestres letivos.

Os componentes teóricos são ministradas à noite, das 19h às 22h, e distribuídos em três noites semanais. Além das aulas coletivas, o estudante realiza 1h aula individual por semana no instrumento escolhido.

Saiba mais

Apresentação

A Escola Sinodal de Educação Profissional (ESEP) nasceu da Faculdades EST na década de 80 e traz em sua história uma relação muito íntima com a música. Durante anos, auxiliou na formação musical de cantores e instrumentistas por meio do seu Instituto de Música. Hoje, oferece o Curso Técnico em Canto, que conta com uma ampla estrutura física, além de profissionais altamente qualificados. Um ambiente convidativo e harmonioso para se aprender música qualificar-se profissionalmente.


Curso Técnico em Canto

O Curso Técnico em Canto tem uma carga horária de 832 horas, distribuídas em quatro semestres letivos. Ao ingressar no curso, o(a) estudante deve optar por um dos instrumentos oferecidos pela escola.

Os componentes teóricos são ministradas à noite, das 19h às 22h, e distribuídos em três noites semanais. Além das aulas coletivas, o estudante realiza 1h aula individual por semana no instrumento escolhido. As aulas de instrumento podem ocorrer no turno da manhã, tarde ou noite, dependendo das possibilidades do(a) estudante e do(a) docente.

Ao final do curso o estudante deverá realizar um recital de formatura, mostrando tudo que aprendeu ao longo do curso. O repertório é focado no objetivo de cada um: samba, rock, erudito, gospel, mpb, choro, blues, jazz. Etc.


Instrumentos oferecidos:

  • Canto;
  • Bateria;
  • Contrabaixo elétrico e acústico;
  • Guitarra;
  • Piano;
  • Saxofone;
  • Teclado;
  • Trompete;
  • Trombone;
  • Violão;
  • Violino;
  • Percussão.

Diferenciais e mercado de trabalho

NNa ESEP / Faculdades EST, você prepara sua formação musical para ingressar no Ensino Superior em Música. Você pode ainda profissionalizar-se para atuar no mercado de trabalho como músico, arranjador e compositor. A Escola é uma vitrine na busca por profissionais. Você poderá dar aulas particulares, atuar em ONGs, projetos sociais, Igrejas e até mesmo montar sua própria escola de música. Durante o curso, você terá noções sobre o mercado de trabalho, irá elaborar currículos, projetos culturais e produção de espetáculos musicais.


Mercado de trabalho

  • Instituições privadas de ensino;
  • Escolas de música;
  • Atuando como músico em bandas e grupos musicais;
  • Poderá montar seu próprio negócio;
  • Estúdios de gravação.

Investimento

O pagamento pode ser feito em até 6 (seis) vezes, desde que o(a) estudante inicie o pagamento no mês de janeiro (primeiro semestre) ou julho (segundo semestre).

Valor do crédito para o ano de 2017: R$ 335,00

Para maiores informações sobre o investimento, entre em contato através do e-mail relacionamento@est.edu.br.


Bolsas de estudo

Mediante apresentação de ficha sócio-econômica e observância de prazos e condições previstos em edital, estudantes podem requerer bolsas de estudo para ajudar a custear parte de seus estudos. O processo e os critérios de concessão de bolsas estão definidos no Regulamento de Concessão de Bolsas de Estudo da Instituição Sinodal de Assistência Educação e Cultura, a mantenedora da Faculdades EST.

Formas de ingresso

Para o ingresso é exigida a comprovação de matrícula no Ensino Médio, ou a comprovação de conclusão de Ensino Médio. O Curso Técnico em Canto tem duração de 832 horas.


Agendamento de Entrevistas:

Contato: Sabrina - e-mail: relacionamento@est.edu.br - fone: 51. 2111.1486 (das 9h30min às 19h - segunda a sexta)


Documentação para matrícula:

  • Cópia RG
  • Cópia CPF
  • Cópia Certidão de nascimento ou casamento
  • Cópia comprovante de residência
  • Histórico do Ensino médio/ Atestado de matrícula
  • Certificado de conclusão do ensino médio
  • 1 foto 3x4

Documentos


Corpo docente


Titulação máxima: Graduação

Titulação máxima: Graduação

Titulação máxima: Mestrado

Currículo Lattes

Titulação máxima: Graduação

Currículo Lattes

Titulação máxima: Graduação

Currículo Lattes

Titulação máxima: Graduação

Titulação máxima: Graduação

Titulação máxima: Especialização

Currículo Lattes

Titulação máxima: Mestrado

Titulação máxima: Especialização

Currículo Lattes

Titulação máxima: Especialização

Currículo Lattes

Estrutura curricular

1º Semestre 2º Semestre 3º Semestre 4º Semestre
Instrumento I (16h) Instrumento II (16h) Instrumento III (16h) Instrumento IV (16h)
Canto Coral I (32h) Canto Coral II (32h) Prática Conjunto Musical I (32h) Prática Conjunto Musical II (32h)
Teclado funcional I (32h) Teclado funcional II (32h) Didática Musical I (2CR) * Didática Musical II (2CR) *
Percepção Musical I (64h) Percepção Musical II (64h) Percepção Musical III (64h) Percepção Musical IV (64h)
Software Editoração Partituras (32h) Estruturação Musical I (32h) Estruturação Musical II (2CR) Estruturação Musical III (32h)
Música Popular e Folclórica (32h) História da Música I (32h) * História da Música II (32h) * Produção Musical (32h)*
Carga horária: 208 Carga horária: 208 Carga horária: 208 Carga horária: 208
Total de horas: 832

Eixo Instrumental: São os componentes curriculares de instrumento ou canto.

Eixo Teórico: São os componentes de Percepção Musical e Estruturação Musical que trabalham com a teoria da música e com o desenvolvimento auditivo do estudante.

Eixo Prático: São os componentes de Canto Coral, no primeiro ano, e Prática de Conjunto Musical, no segundo ano. Desenvolvem a habilidade do estudante de se relacionar, cantar e tocar em grupo.

Eixo Histórico: Formado pelos componentes de Música Popular e Folclórica e História da Música. Apresentam aos estudantes o desenvolvimento da música ao longo dos séculos, suas características, seus gêneros, seus estilos e seus compositores. Aborda a música no Brasil e no mundo para contribuir na análise e interpretação de peças.

Eixo Didático: Didática Musical I e II. Prepara os estudantes para trabalharem como professor do instrumento.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação ocorre de forma integral, permanente e cumulativa. Além dos instrumentos que indicam o rendimento qualitativo, avaliamos a participação, a responsabilidade na execução das tarefas, o estudo em si e a assiduidade. Os instrumentos de avaliação consistem em: testes, trabalhos de trabalhos individuais e em grupo, apresentação musicais, participações nas tarefas de classe.

Esses instrumentos evidenciam os conhecimentos adquiridos e as competências desenvolvidas. O(a) docente verifica o desenvolvimento e o aproveitamento do(a) estudante, expressando-os com conceito A (apto) ou NA (não apto). A avaliação é formalizada a cada semestre e por componente curricular e os resultados da avaliação são comunicados aos estudantes.


CONSIDERAÇÕES GERAIS

O Diploma de Técnico em Canto só é concedido a estudantes com conceito A (= apto) em todos os componentes curriculares e que comprovem a conclusão do Ensino Médio. Estudantes com conceito A que não comprovarem a conclusão do Ensino Médio recebem o Certificado de Qualificação Profissional.

A aprovação no componente “Instrumento IV” ou “Canto IV” pressupõe a realização do “Recital de Formatura” no mesmo semestre.

A partir de 2017, os Cursos Técnicos em Instrumento Musical, Canto e Composição e Arranjo, terão como pré-requisito a contratação mínima de 8 créditos por semestre; ou seja 50% dos créditos oferecidos no semestre.

As bolsas de estudos institucionais não cobrirão os créditos de disciplinas de instrumento secundário ou complementar.

Ficou interessado/a neste curso?

Fique por dentro de tudo o que acontece no Técnico em Canto. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.

Coordenação


Coordenação

Coordenador: Prof. Ms. Daniel Hunger é pianista e possui graduação em Licenciatura em Música pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2006). É mestre em Religião e Educação pela Faculdades EST onde pesquisou a história da produção musical na IECLB. Atua como docente na Licenciatura em Música e no Bacharelado em Musicoterapia desta mesma instituição. É professor de ensino técnico e coordenador do Curso Técnico em Música e Composição e Arranjo da Escola Sinodal de Educação Profissional.

Atua também como coordenador do Centro de Multimídia desta mesma instituição. Ministra os seguintes temas: Teclado Funcional, Música e Tecnologia, Instrumentação Musical, Educação Musical e Coordenação de grupos de Música Popular Brasileira. No meio artístico, é regente da Big Band Rotary / Faculdades EST, é pianista/tecladista de blues, rock e música brasileira, além de desenvolver trabalho autoral.

Currículo Lattes

Central de Relacionamento


(51) 2111-1400
(51) 9 9871-7685
relacionamento@est.edu.br
faculdades..est
faculdadesest